Publicidade
Publicidade
Página 8 publica o 'Memórias de Marta', primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida
PublishNews, Redação, 24/01/2024
Obra entrou na lista de leituras da Fuvest e acompanha a narrativa de uma mulher adulta a partir das lembranças sensíveis de sua infância e juventude

O primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida, Memórias de Marta, publicado em 1888, entrou na lista de leituras da Fuvest. Conforme a Fundação organizadora do vestibular da USP, entre 2026 e 2028 serão exigidas apenas obras escritas por mulheres, com o objetivo de promover a leitura de escritoras de língua portuguesa brasileiras e estrangeiras e valorizar o papel das mulheres na literatura.

Memórias de Marta, que acaba de ser publicada pela Editora Página 8, conta com apresentação e posfácio da professora e pesquisadora Anna Faedrich, professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFF, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

“É inegável o destaque de Júlia Lopes de Almeida como romancista. O domínio das técnicas narrativas faz com que o prazer da leitura de seus romances permaneça até hoje. Além do prazer proporcionado pela forma, a atualidade dos temas impressiona. Sua estreia como romancista foi em 1888, com a publicação de Memórias de Marta em folhetim na Tribuna Liberal (RJ), de 1888 a 1889 (em livro, 1899), importante registro das condições desumanas vivenciadas pelos moradores de cortiços no Rio de Janeiro”, escreve Anna.

No romance, o leitor acompanha a narrativa de uma mulher adulta a partir das lembranças sensíveis de sua infância, juventude e da relação com sua mãe, sob o cenário de degradação e miséria em um cortiço no Rio de Janeiro no tempo do Império.

Para a pesquisadora Rosane Salomoni, a obra possui importante marco na historiografia da literatura brasileira como primeiro enredo narrado em um cortiço, dialogando com o clássico de Aluísio Azevedo, publicado dois anos depois, em 1890.

Memórias de Marta
Autor: Júlia Lopes de Almeida
Editora: Página 8
118 pp
R$ 39,90 + frete
Onde comprar: editorapágina8.com.br

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Bruna Heinzen semeia, em 'Um jardim de sentidos', uma narrativa infantil que convida o pequeno leitor a explorar o mundo por meio dos cinco sentidos
A história acompanha uma zebra que, ao se comparar com os amigos da floresta, passa a enxergar suas listras pretas e brancas como sem graça diante de tantas cores vibrantes
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
É na mente de cada leitor que um livro toma corpo. A ficção só existe por causa dos leitores.
José Castello
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar