Publicidade
Publicidade
Do espaço sideral para o Planalto Central
PublishNews, Redação*, 04/01/2024
Autor brasiliense lança livro ambientado na Chapada dos Veadeiros, no final dos anos 90, com direito a alienígenas e discos voadores

Luzes estranhas no céu noturno e a morte de diversos animais, encontrados com os corpos secos sem um pingo de sangue, deixam os habitantes do vilarejo de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, com os nervos à flor da pele. Enviado para investigar o caso, o biólogo Victor Magno logo se vê às voltas com conspirações rurais, políticos querendo varrer o assunto para debaixo do tapete e misteriosos homens de preto empenhados em desaparecer com pistas capazes de revelar a verdade. Essa é a premissa inicial de Monstros menores (Editora Folheando), mais novo livro de Pablo Amaral Rebello, que traz uma aventura bem regional ambientada no final dos anos 90 com elementos de terror, comédia e romance.

Ao centrar a trama na investigação levada adiante por Victor Magno, o autor cria um detetive improvável que, com auxílio de dois amigos igualmente inexperientes, navega entre personagens que vão dos curiosos aos pitorescos com a persistência de um capitão Ahab em busca de sua mitológica Moby Dick. Sua profissão de biólogo também se mostra essencial frente aos elementos mais fantásticos da trama, os “monstros menores” a que o título faz referência, que assombram toda narrativa e a dominam em seu terço final com passagens capazes de fazer muitos leitores roerem as unhas.

A ambientação nos anos 90 oferece a chance do autor fazer referências a uma série de marcos da cultura pop, como Arquivo X, MIB – Homens de Preto e Independence Day, para ficar nos mais evidentes, embora vá muito além disso com a reconstrução minuciosa de um mundo que não existe mais, com um vilarejo de São Jorge muito mais isolado por traiçoeiras estradas de terra, em que o Mirc era um dos bate-papos virtuais mais badalados do momento e que o fantasma do bug do milênio preocupava autoridades no mundo inteiro com a possibilidade de um apocalipse tecnológico. Isso sem mencionar a ameaça principal da história que também faz parte do lore dos anos 90 e ganhou uma tremenda reformulação para estrelar as páginas da obra.

A escolha do autor por um cenário nacional traz um toque de frescor e originalidade que permite uma imersão mais profunda na obra, especialmente para quem conhece as regiões visitadas pelos personagens e os problemas que a cercam.

O livro se encontra à venda pelo site da editora Folheando e pode ser adquirido por meio deste link: https://www.editorafolheando.c....

Pablo Amaral Rebello é jornalista por profissão, escritor por paixão. Trabalhou para grandes jornais como O Globo e Correio Braziliense. É autor de outros quatro livros de ficção e vários contos publicados em coletâneas diversas, como Dragões (Draco / 2013), Multiverso Pulp: Horror ( Avec / 2020) e Rocket pages (Rocket / 2021). Seu terceiro romance, Peixeira & Macumba, foi finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019 e considerado uma das melhores obras da década passada pelo site Biblioteca do Terror. Em 2017, publicou Os lugares do meio com uma bem sucedida campanha de financiamento coletivo no Catarse. Monstros menores é o quinto livro do autor.

Monstros Menores

Editora Folheando / 2023
Romance
340 pp
Conheça outras obras do autor: https://www.amazon.com.br/stor...

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Mandaçaia, Giostri e Insight
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
As ruas foram tomadas por um público leitor majoritariamente jovem que me deu esperança de um futuro urgente
Publicado pela Giostri, 'Brancos não sabem pedalar', de Vanderson Castilho Munhoz, se passa em 2035, em um Brasil governador por um ditador que apoia o domínio no futebol brasileiro do Clube de Regatas Flamengo
Obra escrita por Paula Carminatti faz parte da duologia 'Ária de Yu'
Escrita por Juily Manghirmalani, 'Vivências asiático-brasileiras: raça, identidade e gênero' aborda questões como identidade cultural, autorreconhecimento, conflitos geracionais e construção de mitos sobre os povos asiáticos
Eu odeio escrever. Mas eu amo a sensação de ter escrito alguma coisa.
Dorothy Parker
Escritora americana (1893-1967)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar