Exposição comemorativa dos 60 anos da Mônica chega à Casa das Rosas com peças inéditas
PublishNews, Redação, 22/12/2023
Mostra 'Sempre fui forte' fica exposta até o dia 20 de fevereiro; a entrada é gratuita

Mauricio de Sousa © MSP
Mauricio de Sousa © MSP
Em comemoração do aniversário de 60 anos da personagem Mônica, a Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a Casa das Rosas, preparou uma imersão completa na história da garota forte e amada por milhões ao redor do mundo. A exposição Sempre fui forte, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP), vai até o dia 20 de fevereiro e tem entrada gratuita.

O museu agora faz parte da celebração de 60 anos da personagem. A mostra, composta por 12 salas, traz a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia marcante em 1963 até se tornar um ícone cultural. Apresenta momentos emblemáticos, como a primeira tira publicada na Folha de S. Paulo, fotos representativas e objetos históricos, incluindo o coelho original da Mônica. A exposição também mostra projetos atuais, como a série para crianças em idade pré-escolar 'Vamos Brincar com a Turma da Mônica' e uma seção dedicada aos longas Live-Action, acompanhada por uma linha do tempo desse segmento, incluindo a bicicleta usada no filme 'Laços'.

Outros artefatos também ganham destaque, entre eles uma caricatura especial do criador da Turminha, Mauricio de Sousa, saudando os visitantes. No espaço, os visitantes poderão conhecer ainda os bastidores dos processos de criação das capas dos quadrinhos e se encantar com miniaturas colecionáveis, como os brinquedos Toy, e outros originais exclusivos.

“Pensamos em tudo com muito carinho para retribuir a dedicação dos que acompanharam a trajetória da personagem, que conta com anos de sucesso. Estamos muito animados para estarmos com vocês nessa exposição e temos a certeza que os visitantes irão se encantar com essa imersão no universo MSP! Os fãs não perdem por esperar”, destaca Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

"A Casa das Rosas vive um momento importante ao oferecer a seu público a exposição sobre a mais famosa personagem de histórias em quadrinhos do país. Criada por Mauricio de Sousa há 60 anos, Mônica tem feito parte da vida de pessoas de diferentes gerações, conquistando um lugar marcante em nosso imaginário coletivo. Esta é uma oportunidade muito especial de crianças e adultos se aproximarem ao compartilhar, no Museu, uma experiência estimulante a ambos os universos”, afirma Marcelo Tápia, diretor da Casa das Rosas, em nota.

A exposição oferece atrações em todos os espaços da Casa das Rosas. As atividades interativas, especialmente elaboradas para o público infantil, incluirão um espaço de leitura, com os quadrinhos da Turminha e o Monicolorindo com desenhos para colorir e oficina de artes. Os visitantes terão ainda a oportunidade de se deparar com obras inéditas de Mauricio de Sousa.

“Receber esta exposição tão representativa, celebrando os 60 anos da Mônica, nos deixa muito animados. Mônica fez parte da infância de gerações e agora vamos contar um pouco desta história tão rica neste local tão marcante na Avenida Paulista, que é a Casa das Rosas”, ressaltou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Esta exposição é fruto de uma parceria entre a MSP, o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de São Paulo - por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e a Casa das Rosas, Fenix Cultural e o patrocínio do Bradesco, da farmacêutica Sanofi e o apoio da BIC e SkyFix.

[22/12/2023 09:30:00]