Instituto Estação das Letras abre inscrições para cursos de 2024 e reforça desconto para professores e estudantes
PublishNews, Redação, 21/12/2023
Programação de férias inclui com cursos intensivos e diversificados

O romancista Assis Brasil abre o ano de 2024 do Instituto Estação das Letras (IEL) com a oficina compacta 'Romance: teoria e prática'. O curso objetiva que os participantes elaborem um projeto de romance durante as aulas, mas também pode interessar àqueles que desejam exclusivamente estudar o tema. Assis Brasil falará ainda sobre o romance e a novela como conceitos e como instituição orgânica, além de trabalhar as noções acerca da necessidade da sinopse e sobre a estrutura do “romance ideal".

Uma variedade de temas e gêneros literários faz parte da programação de férias do IEL, desde a breve oficina de escrita para crianças e jovens, Literatura Infantil: o que, por que e como escrever, com um dos mais conhecidos e premiados autores da literatura infantil, Leo Cunha; passando pela oficina de textos Provocações Literárias, com a mestre em Teoria Literária, escritora e diretora do Instituto Estação das Letras, Suzana Vargas, que propõe leituras diversas de autores clássicos e contemporâneos capazes de estimular uma criação de textos orientada para os gêneros a que se destinam; e o curso do jornalista e escritor Elias Fajardo. Elias mergulhará na obra de Hilda Hilst, sua biografia, seus poemas de amor e erotismo, as temáticas da morte e de Deus.

Segundo Suzana, além da já tradicional programação de férias com cursos intensivos e diversificados, que incluem ainda uma oficina de crônicas com Julián Fucks, também uma de textos eróticos de Oswaldo Martins; até a de Mercado Editorial, com Mariana de Souza Lima, o Instituto lança novamente seu curso de extensão: Formações Literária para Escritores e Mediadores de Leitura.

“Nesse programa não deixam de ser contempladas as pessoas que desejam realizar as matérias de forma avulsa. Paralelamente a essa programação anual, continuaremos, de forma gratuita, oferecendo nossos eventos mais tradicionais, como a Janela Literária, os Concertos de Poesia, Sextas com Letras e muitos outros. Além disso continuaremos com os encontros presenciais no Clube de Leitura CCBB/ IEL”, conta.

A partir de fevereiro - o Instituto vai inaugurar seu espaço virtual em que os alunos possam apresentar seus lançamentos e livros publicados. O espaço, diz Suzana Vargas, deseja divulgar mais nosso trabalho de quase 30 anos, descobrindo e incentivando talentos literários como Karine Asth , vencedora do Jabuti 2023, ou de Márcia Cristina Silva, finalista do Jabuti e do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional.

Confira a programação completa e preços no site.

[21/12/2023 10:00:00]