Editora-Laboratório da USP lança livro sobre a formação do livreiro Raimundo Jinkings
PublishNews, Redação, 20/12/2023
'A Biblioteca Vermelha de Raimundo Jinkings', escrita por Antonio Carlos Pimentel Jr, tem lançamento em Belém (PA) nesta quarta-feira (20)

A Com-Arte vai lançar obra A biblioteca vermelha de Raimundo Jinkings, escrita pelo professor e jornalista Antonio Carlos Pimentel Jr. O evento de lançamento ocorre no espaço do Núcleo de Conexões Na Figueredo (Avenida Gentil Bittencourt 449 – Belém / PA), nesta quarta-feira (20), a partir das 19h. O livro apresenta a história da formação do livreiro Raimundo Jinkings e das lutas que enfrentou para realizar o sonho de uma sociedade melhor, mais instruída, mais justa e mais solidária, em Belém do Pará, na segunda metade do século XX.

Começando a vida como ajudante do pai, agricultor, com a morte precoce deste, deixou a roça e foi viver com duas tias que o levaram à escola e o iniciaram na cultura escrita. Na busca da profissão que lhe pudesse garantir o futuro, tornou-se bancário. As leituras lhe trouxeram a consciência política que fez dele um líder sindical em luta pela melhoria das condições de trabalho de seus companheiros. Os tempos eram promissores até o golpe de 1964, que o tornou um “subversivo” e, como tal, perdeu o emprego e foi preso. Essas adversidades o fizeram descobrir as possibilidades do comércio, grande mediador que já era entre seus pares e adversários.

Depois da barraca de feira, Jinkings, leitor contumaz, oferece-se para ser representante de editoras do “sul”, Rio de Janeiro e São Paulo, mister que o levou, além da distribuição de livros pelas escolas, a montar uma livraria, primeiro em sua casa, depois, com a expansão dos negócios, em outro endereço, no centro da cidade. Com a redemocratização, sua livraria se tornou um espaço cultural que reunia a intelectualidade do Pará, jornalistas, escritores e educadores. A história de Jinkings e de sua biblioteca pessoal, aqui apresentada por Antonio Carlos Pimentel Jr., jornalista apaixonado pelos livros e pela cultura belenense, é uma contribuição relevante para a história do livro e da leitura no Pará e no Brasil.


[20/12/2023 10:00:00]