
Nesta edição, foram avaliadas obras de 205 países, publicadas entre 2022 e 2023, em diferentes categorias, incluindo livros de comida, livros de bebidas e programas de televisão. O anúncio dos ganhadores foi feito entre os dias 27 e 29 de novembro durante a Saudi Feast Food Festival, um dos principais eventos de gastronomia do Oriente Médio que acontece em Riade, na Arábia Saudita.
Na categoria de Livros de Culinária Japonesa também estão entre os melhores do mundo: Rintaro, de Sylvian Mishima Brackett, Jessica Battilana e fotos de Aya Mishima (Hardie Grant US/ Estados Unidos); Sushi Secrets, de Chef Seiichi Sakanishi, Kazuhiko Tajima e fotos de Hiroshi Yoda (Pie International/ Japão); Culinary Encyclopedia of Japan Vol.1, de Keita Wojciechowski (Cook-Japan.com/ Alemanha); The Global Japanese Restaurant, de James Farrer, David L. Wank (University of Hawaii/ Estados Unidos).

Lançado pela Editora JBC em 2022, o livro desvenda a cultura do ramen desde suas origens, mostra como o prato conquistou paladares no mundo todo, até se tornar um dos queridinhos dos brasileiros. Para a produção do livro, que levou cerca de 4 anos de pesquisas e entrevistas, o autor Jo Takahashi fez uma viagem ao Japão para buscar referências e histórias do macarrão. No Brasil, o autor também desbravou diversas casas de ramen, conversou com chefs e personalidades importantes para a divulgação do prato no país ao lado do fotógrafo Rafael Salvador
Esse é o segundo prêmio do autor Jo Takahashi, que também foi o vice-campeão na mesma categoria com o livro A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike (Melhoramentos), em 2012.