Embaixada da França no Brasil abre edital para a próxima edição da Noite das Ideias
PublishNews, Redação, 18/12/2023
Em parceria com o Instituto Francês, membros da sociedade civil brasileira podem apresentar projetos para realização de evento dentro do tema 'Linhas de falha' até 31/01/2024; apoio financeiro é de até R$ 35 mil

A Embaixada da França e o Instituto Francês abriram edital para a próxima edição da Noite das Ideias, que ocorrerá de 1º março a 30 junho de 2024.

Desde 2016 o Instituto Francês convida os membros da sociedade civil da França e do mundo inteiro a celebrar a livre circulação de ideias e a troca de conhecimentos. Em uma única noite, ocorrem palestras, encontros, bate-papos, entrevistas, performances, exposições, shows e oficinas sobre uma temática internacional.

O objetivo é abrir novos espaços de debate, promover a livre circulação de ideias e integrar diferentes campos do pensamento, desde as artes até as ciências, passando pela filosofia, esporte e conhecimento tradicional. Sendo assim, a Noite das Ideias é um laboratório de inovação e experimentação no campo do debate público, destacando iniciativas que promovam debates mais inclusivos, participativos e colaborativos.

Na edição de 2024, o tema do evento será Linhas de falha, que visa refletir sobre as rupturas da nossa época, sejam tecnológicas, políticas, sociais, ambientais ou geográficas. Qualquer organização privada, pública ou associativa que atue nos campos cultural, educacional, no terceiro setor, na difusão de conhecimento ou em outros tipos de atividade no Brasil pode se candidatar.

A Embaixada da França oferece apoio financeiro de até R$ 35 mil, acompanhamento personalizado e apoio na comunicação e divulgação.

Para participar, o idealizador do projeto deve propor um evento sobre o tema e enviara proposta para noitedasideias.embaixadafranca@gmail.com até 31 de janeiro de 2024. O edital completo você encontra clicando aqui.

O projeto pode se apresentar sob diversas formas (debate, conferência, performance, “world café”, projeção, exposição, sarau etc). Podem ser projetos grandes ou pequenos. A Noite das Ideias pode ser incluída em um evento, programa ou festival já planejado. Além disso, o projeto deve incluir um parceiro francês e/ou convidado(s) francófono(s) e, claro, ter um vínculo editorial com o tema.

A divulgação do resultado será no dia 22 de fevereiro de 2024.

[18/12/2023 06:00:00]