Elas Publicam pelo Brasil: terceira edição do evento terá 36 palestrantes em Salvador
PublishNews, Redação, 08/12/2023
Idealizado por Lella Malta, encontro de mulheres do mercado editorial vai receber mais de 100 inscritas neste sábado (9); quarta edição do evento será em São Paulo (capital) em 2024

Neste sábado (9), Salvador (BA) recebe a terceira edição do Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, projeto idealizado por Lella Malta, escritora e produtora cultural brasiliense, que também coordena o projeto Escreva, Garota!.

Depois de passar por Brasília (DF) e Campinas (SP), o evento levará para o Teatro SESI Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 9 – Salvador / BA) palestras, oficinas e mesas que abordarão temas como escrita e feminismo; poesia; inteligência artificial, sistemas de escrita e digitalização da literatura; o caminho da distribuição de livros no Brasil; literatura para infâncias; a construção de espaços de poder entre escritoras; juventude e representatividade; as possibilidades da publicação independente e como escolher e ser escolhida pelas editoras.

“A energia está a mil, afinal, esta é a edição do axé. Estou muito feliz em saber que a Bahia está abrindo as portas do nordeste para a gente. O foco desta edição está na diversidade, na pluralidade”, comenta Lella.

A evolução do Elas Publicam é clara: na primeira edição o evento contou com oito painelistas. Amanhã serão 36 palestrantes que falarão para um público de mais de 100 mulheres. “Esta evolução é resultado do esforço de muitas mãos. Da minha equipe, das marcas parcerias que acreditam no projeto, das muitas profissionais que passaram por aqui desde a primeira edição, em Brasília. Meu desejo é que o evento ganhe ainda mais força, mais corpo, em 2024. Queremos ir ao encontro dessas profissionais do setor, em todas as regiões do Brasil”, comemora Malta.

"A Câmara Brasileira do Livro, reconhece o 'Elas Publicam' como um evento essencial para a evolução e empoderamento das mulheres no mercado editorial brasileiro. O evento mostra uma evolução continua promovendo a diversidade e inclusão, celebrando as contribuições das mulheres em todas as áreas da cadeia produtiva do livro", diz Cinthia Favilla, gerente executiva de projetos nacionais da CBL. "Essa edição em Salvador, promete destacar a resiliência das mulheres, inspirando a quebra de barreiras e a construção de um futuro inclusivo e igualitário na literatura", completa. Cinthia participará do painel Primeiros passos da carreira literária: orientações para autoras iniciantes, lado de Ester Maria de Figueiredo Souza, Luiza Leandro e Priscila Tamis.

2ª Edição do Elas Publicam, em Campinas (SP)
2ª Edição do Elas Publicam, em Campinas (SP)
“Eu acho de extrema importância sairmos do eixo Rio-SP e levarmos a profissionalização e oportunidades para todo o país, assim como incentivar a bibliodiversdidade. Todos ganham. O mercado precisa disso para crescer”, acredita Camila Cabete, head de conteúdo da Árvore, e que participa do painel Inteligência Artificial, sistemas de escrita e digitalização da Literatura: tendências do mercado editorial, junto com Joana De Conti, gerente de contas da Bookwire.

Além de Camila e Joana, a terceira edição do Elas Publicam terá ainda nomes como Corina Campos (Elo), Debora Rendelli (editora da Urutau), Malu Poleti (editora da Planeta), Raïssa Lettiére (editora do Grupo Editorial Record), Mariana Bastos (Head de Marketing da Primavera Editorial), Mariana Mortani (roteirista, tradutora literária e coordenadora do Clube Sáfico), entre outras. Confira a programação completa abaixo.

Para a próxima edição Lella adianta: “pela primeira vez, o encontro será em São Paulo (capital), em parceria com o Goethe-Institut”. Na próxima terça (12), os ingressos já poderão ser adquiridos no site do evento, com valor promocional de 1º lote. A programação também começará a ser divulgada nessa mesma data.

Programação do III Elas Publicam:

Auditório principal

08:50 - 09:50 | Mesa Temática "Marketing de influência: como trabalhar com influenciadores digitais
Karou Dias, Débora Silva - Mediação de Roberta Gurriti

09:55 - 10:45 | Mesa Temática "(Re)conhecendo a poética do traduzir"
Wélida Muniz - Mediação de Mari Mortani

10:50 - 11:50 | Bate-papo: Mulher, escrita e feminismo
Com Yasmin Morais

11:55 - 13:00 | Palestra: "Entre a pele e a palavra - territórios de escrita"
Com Taylane Cruz

14:10 - 15:30 | Mesa especial Primavera Editorial "O Caminho do Livro: da autora aos leitores"
Luana Maldonado, Corina Campos, Isabela Santiago - Mediação de Mariana Bastos

15:35- 16:45 | Mesa especial PublishNews e BookWire Brasil "Inteligência Artificial, sistemas de escrita e digitalização da Literatura: tendências do mercado editorial"
Camila Cabete, Joana De Conti - Mediação de Talita Facchini

16:50- 17:50 | Bate-papo patrocinado pela LC Agência de Comunicação "O papel feminino na divulgação de livros e os caminhos de mídia para 2024"
Doris Pinheiro, Mandy Morbeck

Varanda

08:00 - 08:45 | Credenciamento

08:45 - 08:50 | Boas-vindas

08:50 - 09:50 | Mesa especial Cria Criança "Literatura para infâncias na cena baiana"
Luiza Meireles, Ana Fátima, Emília Nuñez - Mediação de Juliana Medeiros

9:55 - 10:45 | Bate-papo "Margens de uma escrita que não se nega (a construção de espaços de poder entre escritoras)"
Com Renata Belmonte

10:50 - 12:00 | Mesa Temática "O futuro é agora: juventude e representatividade"
Júlia Grilo, Ane Pataxó, Elayne Baeta - Mediação de Sofia Oliveira

12h - 14h | Almoço

14:00 - 15:20 | Mesa Especial Kindle Direct Publishing - Amazon Brasil: "Publicação independente: um mundo de possibilidades"
Tatiana Amaral, Sue Hecker, Mila Wander - Mediação de Cassia Carrenho

15:20 - 16:25 | Mesa especial Câmara Brasileira do Livro "Primeiros passos da carreira literária: orientações para autoras iniciantes"
Cinthia Favilla, Ester Maria de Figueiredo Souza, Luiza Leandro - Mediação de Priscila Tamis

16:30 - 17:50 | Mesa Temática "Editora: como escolher e ser escolhida"
Malu Poleti, Raïssa Lettiére - Mediação de Debora Rendelli

17:50 - 18:00 | Encerramento

[08/12/2023 10:00:00]