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A conclusão do estudo aponta que os metadados não são a única força de vendas, há outros fatores, claro, mas existe sim uma correlação entre ter mais campos de metadados preenchidos e mais vendas. O relatório aponta que ISBNs com metadados completos vendem 2,2 vezes mais no Brasil.
O relatório foi apresentado em um painel que reuniu Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil), Mariana Bueno (da Nielsen BookData), e Bruno Mendes (diretor comercial e de marketing do Grupo Ediouro e sócio do PublishNews).
Mendes conta que quando chegou no Grupo, no início deste ano, percebeu a necessidade da criação de um departamento de metadados, o que foi feito. Trabalhar mais detalhadamente em novos livros e atualizar as informações de catálogo foram vetores de vendas maiores, compartilhou. "Essa relação é super importante inclusive para decidirmos o que vamos continuar editando, o que podemos retomar do fundo de catálogo", afirmou.
Os panelistas também celebraram a aderência que o tema dos metadados teve e continua tendo entre as editoras brasileiras. Segundo o relatório, entre os 100 mil ISBNs mais vendidos do Brasil, 67% tinham campos completos de metadados.
Quando questionado sobre os principais tabus que o mercado editorial ainda sustenta, Ricardo Costa comentou que ainda existe uma resistência às novidades tecnológicas. "Se eu fosse apontar apenas um problema, seria esse", completou.