Festa do Livro da USP: editoras estreantes e o manifesto das livrarias de rua
PublishNews, Beatriz Sardinha, 09/11/2023
25ª edição da Festa do Livro da USP começou nesta quarta-feira (08) e vai até o domingo (12), com descontos de pelo menos 50% nos livros

Festa do Livro da USP e ação 'Ame livros o ano todo' © Divulgação USP / Flavio Kauffmann
Festa do Livro da USP e ação 'Ame livros o ano todo' © Divulgação USP / Flavio Kauffmann
A 25ª edição da Festa do Livro da USP começou nesta quarta-feira (08), com a participação de 212 editoras e desconto mínimo de 50% no preço de capa das obras. O PublishNews conversou com as editoras Mostarda, Diadorim e NewPOP, estreantes na Festa, para saber mais sobre o que significa participar do evento, como ele influencia no posicionamento de marca no mercado editorial de São Paulo e sobre as expectativas para o fim da semana de cada casa.

O posicionamento é o grande objetivo da editora Diadorim na Festa da USP. João Nunes Junior, editor, comenta que a casa dialoga com outras editoras e acompanhou a ansiedade e o clima causado pela Festa causa nos leitores. "Muitos nos procuraram perguntando se estaríamos com o catálogo disponível na feira. Junto a isso, é interessante, sobretudo para o nosso posicionamento de marca, nessa mudança das operações da editora de Porto Alegre para São Paulo, começar a ir conquistando, mesmo com poucos meses, um espaço no mercado – e a feira nos pareceu uma ótima oportunidade”, afirma.

Juliana Cerdeira, gerente comercial da Editora Mostarda, especializada em livros juvenis e infantojuvenis, destaca que desde que entrou para a equipe da editora, em maio de 2023, foi realizado um levantamento dos eventos mais importantes do ponto de vista institucional e também comercial. Ela afirma que os seguidores da editora pediam a participação na Festa da USP desde edições anteriores.

"Fizemos uma seleção cuidadosa dos títulos para trazer um mix assertivo de produtos, divulgamos o evento em nossas redes sociais e estamos fortalecendo nossa relação com os clientes por meio de ações promocionais que vão do desconto ao brinde”, comenta a representante.

Ela complementa que até o momento o balanço da primeira participação na Festa é positivo. A Mostarda espera vender mais de mil exemplares na Festa: "Em nossa primeira participação na Feira do livro da USP, resolvemos privilegiar com descontos de 50 até 65% e quem vai até o evento presencialmente”.

Júnior Fonseca, sócio-diretor da editora NewPOP, que publica quadrinhos, fala sobre as diferentes "disputas de espaços: dentro do evento: "Conhecendo o histórico do evento buscamos participar e ficamos felizes em conseguir espaços, já que as mesas são bem disputadas. Além disso, nossos leitores sempre pediam muito por nossa participação, pois somos uma das poucas editoras que investem em obras LGBTQIA+, temos um selo voltado ao publico feminino além de trazer material da China e Coreia, ainda pouco explorados no país”.

Livrarias de rua: ’Ame livros o ano todo’

Na quarta-feira (8), um grupo de livrarias divulgou nas redes sociais uma ação "com o intuito de fortalecer e preservar o ecossistema do livro, em que as livrarias, especialmente as livrarias de rua, são elo fundamental”.

A Banca Tatuí, Cabeceira, Livraria da Tarde, Miúda, Livraria Simples e a Eiffel estão distribuindo marcadores de página na feira da USP.

"O evento é importante para as editoras (as vendas ajudam a atravessar o começo do ano) e leitores (que conseguem levar vários livros para casa por preços convidativos), mas é importante lembrar de quem está conosco durante todos os outros dias do ano: as livrarias, que estão de portas abertas para acolher leitores, editoras, clubes de leituras, lançamentos, e deixar a vizinhança mais alegre, saudável e diversa", diz um post da editora Lote 42 nas redes sociais.

A Festa do Livro

O evento acontece na avenida Professor Mello Moraes, Travessa C, na Cidade Universitária, em São Paulo. Este ano, para comemorar os 25 anos da Festa, ela foi estendida também para o domingo (12). Os horário da Festa são: de quarta a sexta das 9h às 21h, e no sábado e no domingo das 9h às 19h. É possível consultar listas de livros das editoras participantes pelo link.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Sobota

[09/11/2023 11:00:00]