Projeto de Cibele Tenório é escolhido no 3º Prêmio Todavia de Não Ficção
PublishNews, Redação, 31/10/2023
Jornalista e pesquisadora alagoana foi a vencedora com projeto de biografia de Almerinda Farias Gama, sufragista brasileira e pioneira entre as mulheres negras na política

Cibele Tenório | © Mariana Leal
Cibele Tenório | © Mariana Leal
A editora Todavia anunciou nesta segunda-feira (30) a vencedora da terceira edição do Prêmio Todavia de Não Ficção, que teve 228 projetos de biografia e perfil biográfico inscritos entre setembro do ano passado e abril deste ano: é a jornalista e pesquisadora Cibele Tenório.

A personagem-tema do projeto de biografia é a mulher, negra, nordestina, jornalista, datilógrafa, militante feminista, sindicalista, poeta e musicista Almerinda Gama (1899-1999).

Na linha de frente do movimento sufragista brasileiro nos anos 1930, Almerinda foi pioneira entre as mulheres negras na política. O projeto de Cibele Tenório narra a trajetória de Almerinda a partir de suas memórias, de sua participação na construção da emancipação feminina e de sua experiência sendo uma mulher negra na sociedade brasileira pós-abolição.

"Foi por causa da história da Almerinda Farias Gama que eu virei pesquisadora. O fato de ninguém saber sobre a vida dela, esse silenciamento, tem a ver com o racismo. Há no Brasil já algumas excelentes pesquisas sobre os projetos sufragistas, mas nada sobre Almerinda. Apesar de ela fazer parte desse grupo, destoava por ser negra, por não ter um sobrenome influente, por ser assalariada", conta a vencedora do prêmio.

Cibele Tenório é doutoranda e mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB) e estuda o sufrágio feminino e o ingresso das mulheres na política institucional brasileira. Graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2005 atua como repórter, roteirista, produtora, editora e apresentadora, com passagens por diversos veículos de imprensa públicos e privados.

Os projetos inscritos foram avaliados por um júri formado pela repórter da revista Piauí Angélica Santa Cruz; pela jornalista e escritora Adriana Negreiros, autora de A vida nunca mais será a mesma: cultura da violência e estupro no Brasil (Companhia das Letras); pelo escritor e biógrafo de Carolina Maria de Jesus, Tom Farias; e pelo sociólogo Tulio Custódio.

A terceira edição do Prêmio Todavia de Não Ficção propôs a produção de biografias e perfis biográficos que apresentassem narrativas de pessoas extraordinárias, segundo a editora.

As inscrições para a próxima edição do Prêmio Todavia de Não Ficção se iniciam em 2024.

Tags: Todavia
[31/10/2023 08:00:00]