
“O trabalho para o público infantil precisa envolver muita responsabilidade, isso porque é nessa fase que as obras irão contribuir para o desenvolvimento criativo, crítico e social dessas crianças. Participar deste festival é incrível porque estamos apresentando esse trabalho para o mundo. Também aproveitamos este espaço para ficar por dentro das atualizações e ter uma visão 360º para a literatura infantojuvenil. É um momento para trocar conhecimento”, explica José Carlos Júnior, publisher da Tapioquinha.
Além da participação dos autores, a editora também participa das rodas de conversa. No dia 17, na área do FOLIO Educa, José Carlos Junior se juntou à autora Teresa Adão e ao diretor da Bookwire, Marcelo Gioia, com moderação do autor Paulo Santos, numa discussão sobre literatura digital.
Já no dia 21, no espaço FOLIO Mais, haverá o lançamento global da obra Mapa da poesia – Óbidos com o autor Alexandre de Souza, a ilustradora Iêda Alcântara e os editores Camila Dourado e José Carlos Júnior. Após o lançamento global, o autor Alexandre de Souza realizará uma sessão de autógrafos. Nascido em Lisboa, Alexandre começou sua carreira na Aeronáutica, como aviador militar e civil. Atualmente, é professor em diversas escolas civis de aviação. Ele iniciou sua jornada literária em 2011.
“Hoje sou professor de aviação, mas também sou coordenador do projeto ‘Escolas Que Se Abraçam’, apoiado pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em Portugal, que está diretamente ligado à literatura, fora as poesias que escrevo. Desde muito jovem, existiu um forte apelo pela música das palavras, primeiro as lengalengas, depois o jogo das rimas, que transmitia sempre com uma misteriosa beleza uma mensagem que nos agarrava. De certa forma, sempre estive ligado a isso”, conta o autor Alexandre de Souza. Além do Mapa da poesia - Óbidos, outros livros também estarão disponíveis para serem adquiridos.