Publicidade
Publicidade
Romance 'Frio' faz escritor se confrontar com os fantasmas do passado
PublishNews, Redação*, 04/10/2023
Autor gaúcho Tiago Magalhães Ribeiro, doutor em educação e pesquisador, lança agora seu primeiro livro de ficção

No romance Frio (autopublicação), Vila é um aspirante a escritor frustrado e inseguro, que sente desperdiçar a vida com banalidades enquanto sua escrita está bloqueada. Um dia, é informado do desaparecimento de seu pai, com quem tinha uma relação conflituosa na sombria Cidadezinha. De volta ao cenário de sua infância, ele quer saber o que realmente aconteceu com o pai, mas se vê perturbado por sonhos e lembranças que o afundam em um torpor paralisante.

Vila acaba enredado em uma espiral de mistério e barbárie envolvendo o desaparecimento do pai, a figura suspeita e dominadora do tio, uma antiga namorada por quem talvez ainda tenha sentimentos, um ex-colega de escola envolvido em nebulosas tramas políticas e um velho professor, seu mentor no passado, hoje um sujeito recluso e sem qualquer esperança na vida e na humanidade. Perdido na névoa entre o sonho e a realidade, cercado pelo mato e pelo barro e acossado por um frio sobrenatural, Vila confronta os fantasmas do passado enquanto agoniza em uma luta para entender quem ele é e o que realmente deseja.

Trata-se de uma narrativa lúgubre e magnética, com inspiração existencialista e repleta de atmosferas sombrias, que desacomoda o leitor. A fantasmagoria das memórias, a presença da morte sob diversas representações, a dificuldade de comunicação entre os personagens e o passado sempre presente envolvem o romance em uma camada de significados que alimentam reflexões sobre os desejos não realizados e os relacionamentos de toda ordem.

Sobre o autor: Tiago Magalhães Ribeiro nasceu em Porto Alegre (RS), em 1978. Trabalha como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2009. É graduado em Filosofia pela UFRGS, com mestrado e Doutorado em Educação pela Unisinos. É autor dos livros Do “você não pode” ao “você não quer”: uma história da prevenção às drogas na educação (Prismas/Appris, 2013) e Governo ético-político de usuários de maconha (Prismas, 2016), ambos de Ciências Humanas, e do volume de crônicas Gremismo crônico: glória e fracasso de um torcedor de futebol (autopublicação, disponível na Amazon). Frio é seu primeiro romance. Participou de cursos ou oficinas com Luiz Antônio de Assis Brasil, Jane Tutikian, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório e Joca Reiners Terron.

Título do livro: Frio
Gênero: Romance
Autor: Tiago Magalhães Ribeiro
Editora: Autopublicação
Ano: 2023
ASIN: B0CD31SMNP
Preço: R$ 15,00
Link para compra: https://a.co/d/hAX5X7r

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Escrito por Cecília Soares, 'Barões de Tamancos' oferece uma história ilustrada sobre produção e consumo de calçados durante o período imperial, com foco no Rio de Janeiro
Em 'Geração Fracassada. Não faça parte dela', Israel Rodrigues destaca a desconexão entre as expectativas impostas pela sociedade moderna e aquilo que realmente funciona
Obras publicadas pela Editora Asinha e escritas por Leninha Garcia e Mariana Kaludin compõem a seção publieditorial do PublishNews esta semana
Escrito por Mariana Kaludin Sarro, 'Papai está triste' aborda a delicada jornada de um filho diante do transtorno mental de seu pai
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nossa equipe conversou com Luciana Gil e Alessandra Effori, da livraria Bibla, aberta em maio, e com Jessica Nolte, da Casa Cosmos, que abrirá no segundo semestre
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre o perigo do monopólio para o mercado editorial
Esta semana, 'Os passarinhos' dão espaço para uma nova tira da Rê Tinta
Em novo artigo, Fernando Tavares convida o leitor a se aprofundar no tema da inteligência artificial e explorar suas múltiplas funcionalidades
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Israel Rodrigues e Cecília Soares
Ainda há muito trabalho a ser feito com o texto. É só mais um dia, como tantos outros.
Rafael Gallo
Escritor brasileiro no Rascunho
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar