Curso da Escrevedeira sobre Antonio Candido reúne Ana Paula Pacheco, Milena Britto, Rita Palmeira e Samuel Titan Jr.
PublishNews, Redação, 02/10/2023
Programa vai explorar livros do crítico literário dentre os que vêm sendo republicados pela editora Todavia

Antonio Candido (1918-2017) | © Renato Parada / Todavia
Antonio Candido (1918-2017) | © Renato Parada / Todavia
O sociólogo, crítico literário e professor Antonio Candido foi, certamente, um dos nomes mais importantes do século XX a sistematizar e interpretar a literatura brasileira. A Escrevedeira reuniu quatro estudiosos da literatura em um curso para explorar, cada um, um livro de Candido dentre os que vêm sendo republicados pela editora Todavia. O curso começa no dia 11 de outubro e vai até 1º de novembro, com Samuel Titan Jr., Rita Palmeira, Ana Paula Pacheco e Milena Britto. Os encontros são virtuais.

No primeiro encontro, Samuel Titan Jr. trata de Formação da literatura brasileira, um divisor de águas na crítica literária entre nós. Detendo-se nos momentos decisivos da "história dos brasileiros no seu desejo de ter uma literatura", o livro apresenta um modo abrangente de compreensão das obras literárias, que segue sendo relevante discutir.

Em seguida, Rita Palmeira identifica as estratégias de análise de textos contidas em O discurso e a cidade, com base na distinção entre narrativas "ancoradas na realidade" e outras que se passam "num mundo sem materialidade nem data", e ainda aquelas que destoam de sua época.

Ana Paula Pacheco mostra como o livro Literatura e sociedade renova o debate sobre as relações da literatura com o conjunto da vida social, desfazendo a oposição de forma e conteúdo, com atenção às interações entre autor, obra e público leitor.

Na última aula, a partir de ensaios reunidos em A educação pela noite, Milena Britto localiza alguns aspectos centrais da prática crítica de Candido e sua relevância na atualidade. Para isso, discute noções como cânone e mapeamento estético, além de abordar o contexto das redes sociais.

Datas: 11 de outubro a 1 de novembro, quartas
Horário: 19 às 21h
por zoom
R$ 400
inscrições aqui: https://escrevedeira.com.br/pr...

[02/10/2023 10:40:00]