Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #287 – Rodrigo Casarin e a biblioteca no fim do túnel
PublishNews, Redação, 27/09/2023
Jornalista falou sobre seu livro recém-lançado – 'A biblioteca no fim do túnel' (Arquipélago) –, uma reunião de crônicas e textos de sua vida entre os livros e seus dilemas corriqueiros

Neste episódio do Podcast do PublishNews, conversamos com Rodrigo Casarin. Jornalista especializado em literatura, desde 2015 ele edita a Página Cinco, coluna de livros no UOL, tem também um podcast e uma newsletter.

Conversamos com ele sobre seu livro recém-lançado – A biblioteca no fim do túnel (Arquipélago) –, uma reunião de crônicas e textos de sua vida entre os livros e seus dilemas corriqueiros, que passam pelo Menino Maluquinho, Cem anos de solidão e Dom Quixote, entre outros. Falamos ainda sobre jornalismo esportivo, a cobertura dos livros na imprensa e redes sociais e a crítica literária, sobre a qualidade e popularidade entre os livros mais vendidos e ouvimos, claro, sua indicação de livros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

As indicações do episódio:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
A conversa aborda as estratégias de mercado, incluindo edições especiais e livros se transformando em objetos de consumo
Neste episódio, Fábio Uehara conversou com André Palme, CEO da Estante Virtual e colunista do PN, e Bruno Eliezer, livreiro da Ponta de Lança, editor e responsável pelo Sebo da Ponta
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende o acesso e investimentos em mediação cultural para excluídos da literatura
Curadora falou sobre sua trajetória como leitora, mas também sobre como foi o trabalho para a Festa
Totalmente a favor de um contexto no qual a inteligência artificial colabore com os humanos, Lu Magalhães explica a Teoria da Internet Morta e as mudanças da arquitetura da internet em novo artigo
Espaço publieditorial do PublishNews destaca novidades de vários gêneros da editora
Poesia pode ser difícil, e muitos poemas são difíceis, mas não é essa a definição da poesia. A gente tem que brigar com esse medo que as pessoas têm da poesia.
Ricardo Sternberg
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar