Stênio Gardel é finalista do National Book Awards na categoria livros traduzidos
PublishNews, Talita Facchini, 14/09/2023
Escritor concorre com a obra 'A palavra que resta' (Companhia das Letras) - traduzido por Bruna Dantas Lobato - e nomes como Pilar Quintana, David Diop, Mohamed Mbougar Sarr e Fernanda Melchor

Stênio Gardel é finalista do National Book Award | © Fernanda Oliveira
Stênio Gardel é finalista do National Book Award | © Fernanda Oliveira
O National Book Awards, uma das premiações mais tradicionais dos EUA, anunciou os finalistas das suas cinco categorias. Em Livros traduzidos – criada pelo prêmio em 2018 – há obras publicadas originalmente em árabe, holandês, francês, alemão, coreano, espanhol e uma em português. O brasileiro que concorre ao prêmio é Stênio Gardel com a obra A palavra que resta (Companhia das Letras), que foi traduzida para o inglês por Bruna Dantas Lobato e publicada por lá pela New Vessel Press.

Em seu romance de estreia, Gardel conta a história de Raimundo, que aos 71 anos aprende a ler e a escrever para poder ler uma carta de seu amigo e amante de infância, Cícero. "Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense leva os leitores pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez", segundo a editora.

Segundo o júri do prêmio, o romance de Stênio – que já foi finalista do Prêmio Jabuti 2022 e outras distinções – é uma exploração do desejo queer, da violência e da vergonha, e do poder transformador da palavra escrita.

Gardel concorre com nomes como Pilar Quintana (Os abismos / Intrínseca), David Diop (A porta da viagem sem retorno / Nós), Mohamed Mbougar Sarr (A mais recôndita memória dos homens / Fósforo), Juan Cárdenas (The devil of the provinces), Bora Chung (Cursed bunny), Jenny Erpenbeck (Kairos), Khaled Khalifa (No one prayed over their graves), Fernanda Melchor (This is not Miami) e Astrid Roemer (On a woman’s madness).

As editoras inscreveram um total de 154 livros para o National Book Awards for Translated Literature 2023. Os vencedores em todas as categorias serão anunciados ao vivo na Cerimônia do National Book Awards na quarta-feira, 15 de novembro.

Clique aqui para ver a lista completa dos finalistas.

[14/09/2023 11:00:00]