Crítica literária completa de José Paulo Paes é reunida em dois volumes
PublishNews, Redação, 14/09/2023
'José Paulo Paes: Crítica reunida sobre literatura brasileira & inéditos em livros', da Cepe Editora e Ateliê Editorial, será lançado nesta quinta-feira (14) em São Paulo

Obra em dois volumes reúne a produção crítica de José Paulo Paes | © Ateliê/Cepe
Obra em dois volumes reúne a produção crítica de José Paulo Paes | © Ateliê/Cepe
José Paulo Paes: Crítica reunida sobre literatura brasileira & inéditos em livros, lançamento da Cepe Editora e Ateliê Editorial, agrega em dois volumes ensaios dedicados a poetas e ficcionistas do século 16 ao 20, que não eram tão acessíveis aos leitores, e leva o trabalho de José Paulo Paes (1926-1998) a quem não é familiarizado com o autor. O título será lançado nesta quinta-feira (14), às 19h, na Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, São Paulo / SP), num bate-papo entre os organizadores, Fernando Paixão e Ieda Lebensztayn, com mediação da professora da Universidade de São Paulo Eliane Robert.

Autor de dezenas de livros e vencedor de prêmios (entre eles o Jabuti 1991 e 1997), o paulista José Paulo Paes foi um intelectual respeitado desde os anos 1980, informa Fernando Paixão. “Sua obra publicada é muito extensa e envolve poesia, tradução, crítica literária e até a edição, pois durante muitos anos foi responsável pelos lançamentos da editora Cultrix”, acrescenta.

Nos textos selecionados, o autor se debruça sobre Castro Alves, Gregório de Matos, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos, Oswald de Andrade, Osman Lins, Graciliano Ramos, Erico Verissimo, Jorge Amado, Jacinta Passos, Lygia Fagundes Telles e Cecília Meireles, entre outros. “Os ensaios são importantes para a literatura brasileira, para o público geral e para estudantes, na medida em que, além de exemplares de um estilo que combina clareza e densidade analítica, abarcam grande variedade de autores e de épocas da nossa literatura”, ressalta Ieda Lebensztayn.

Os 150 ensaios que compõem os dois volumes (552 páginas e 544 páginas) estão organizados pela ordem em que foram escritos e publicados por José Paulo Paes, crítico autodidata. Há, também, artigos até então inéditos em livros, localizados em jornais e revistas do acervo da Biblioteca Nacional e no acervo pessoal do poeta, ensaísta e crítico literário.

Entre os artigos inéditos em livro, a crítica literária e ensaísta Ieda Lebensztayn chama a atenção para a série Carlos Drummond de Andrade e o Humour I, II e III, de 1948. O material, diz ela, “sobressai pela agudeza e expressão precisa do jovem crítico que, aos 21 anos, apreende e analisa a dialética entre inteligência e sensibilidade que marca o ‘poeta intelectual’ Drummond.” A série integra o volume 2 da obra lançada pela Cepe.

“Os ensaios dedicados a Graciliano Ramos, Oswald de Andrade e Jorge Amado deixam ver como a atenção e o gosto de Paes se voltavam por compreender a um tempo as obras artísticas e as pessoas de seus criadores, o que lhe permitiu, por exemplo, partilhar com Jorge Amado não só a consciência de que a história carrega a perda de ilusões, como também ‘generosas esperanças’ e o ‘gosto de viver em plenitude’”, observa Ieda.

Lançamento do livro José Paulo Paes: Crítica Reunida sobre Literatura Brasileira & Inéditos em Livros com bate-papo entre Fernando Paixão e Ieda Lebensztayn. Mediação de Eliane Robert Moraes

Quando: 14 de setembro
Hora: 19h
Onde: Livraria da Tarde (Rua Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, São Paulo / SP)
Preço: R$ 90 (cada um dos volumes)

[14/09/2023 10:50:00]