Historiador francês Yann Sordet vem ao Brasil para série de eventos
PublishNews, Redação, 13/09/2023
Sordet irá palestrar, ministrar curso e lançar a obra ‘História do Livro e da Edição – Produção & Circulação, Formas & Mutações’, publicado pela Ateliê Editorial em coedição com Edições Sesc

Yann Sordet © Divulgação
Yann Sordet © Divulgação
O bibliotecário e historiador francês Yann Sordet vem ao Brasil para atividades como palestra, cursos, realização de lançamento e sessão de autógrafos de seu mais recente livro História do livro e da edição – Produção & circulação, formas & mutações, publicado pela Ateliê Editorial em coedição com Edições Sesc.

No sábado (16), o autor participa do lançamento do livro no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa, unidade do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A). A sessão de autógrafos tem início às 11h.

Na segunda-feira (18), junto da professora e historiadora Marisa Midori Deaecto, Yann realiza uma palestra, no Centro de Pesquisa e Formação, do Sesc, das 19h30 às 21h30, que abordará a extraordinária história do livro, da invenção da escrita à revolução digital. As inscrições podem ser feitas no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo / SP) ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível. Ao término do curso, é possível solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br.

E na terça-feira (19), Sordet ministrará o curso de extensão História do Livro, da Edição e das Bibliotecas como parte da programação da II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica. A coordenação é da professora Marisa Midori Deaecto. O objetivo deste curso é trazer as reflexões e estudos mais atuais sobre a História do Livro e da Edição, com ênfase no estudo de caso de Imitatio Christi, além de estudar a problemática das bibliotecas públicas tendo como ponto de partida a Biblioteca Mazarine, a mais antiga biblioteca pública da França. O local do encontro será na Sala Alfredo Bosi, no Instituto de Estudos Avançados (Rua Praça do Relógio, 109 – São Paulo / SP).

História do Livro e da Edição – Produção & Circulação, Formas & Mutações

Dividido em sete partes, o volume, publicado pela Ateliê Editorial em coedição com Edições Sesc, aborda a evolução do livro por mais de três milênios, passando por diversas épocas importantes do mundo, como Renascimento, Idade Medieval, pré e pós Gutenberg, Humanismo, Revolução Francesa, entre outros.

Sordet, em um estudo complexo e admirável, também aponta os mecanismos e estruturas do livro através dos séculos, exemplos nos capítulos: O papel; A fábrica do manuscrito medieval; A técnica tipográfica; Limitações e oportunidades: a geografia do impresso; O livro e os poderes constituídos: da regulamentação ao enquadramento; Informação e comunicação impressa: a invenção da mídia; Tensões econômicas e inovações técnicas; e Uma nova estética do livro. A obra, que faz parte da Coleção Artes do Livro, vem com ilustrações e conta com o projeto gráfico de Gustavo Piqueira, da Casa Rex.

A edição da Ateliê Editorial e Edições Sesc traz o prefácio Uma história do livro à moda francesa, da professora e pesquisadora Marisa Midori Deaecto, e o posfácio do historiador cultural e bibliotecário estadunidense Robert Darnton, que escreveu: “Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo”.


[13/09/2023 09:00:00]