CBL e Theatro Municipal de São Paulo realizam série ‘Encontros com Autores’ do Prêmio Jabuti
PublishNews, Redação, 13/09/2023
De 21/09 até o início de dezembro, série de eventos receberá Luiza Romão, Pedro Bandeira, Aline Bei, Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo

Luiza Romão | © Sérgio Silva
Luiza Romão | © Sérgio Silva
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos de Azevedo, s/n - República, São Paulo / SP) iniciam no próximo dia 21 de setembro (quinta-feira) a série Encontros com Autores 2023, que integra a celebração dos 65 anos do Prêmio Jabuti. Os encontros serão no Salão Nobre do Theatro.

Ganhadora do Prêmio Jabuti 2022 com a obra Também guardamos pedras aqui (Nós), Luiza Romão abrirá a série de 2023. A mediação do encontro de abertura ficará por conta de Ruan de Sousa Gabriel, repórter de cultura do jornal O Globo. Com previsão de duração de uma hora, a atividade terá ingressos gratuitos, distribuídos na bilheteria com uma hora de antecedência.

Os encontros seguirão até dezembro com a participação de renomados autores finalistas e ganhadores do Prêmio Jabuti, como Pedro Bandeira, Aline Bei, Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório e Conceição Evaristo. Os escritores abordarão temas ligados à Literatura, criação, formação do autor e abordarão como produzir obras nos diversos gêneros da ficção e não ficção. O mês de dezembro contará ainda com um encontro especial, com o autor contemplado com o Livro do Ano de 2023.

“O Encontros com Autores 2023 será uma ótima oportunidade para promover a interação de pensamentos entre os escritores contemplados pelo Jabuti e o público. Eles nos concederão um amplo panorama da expressiva criatividade e sabedoria literária brasileira contemporânea, abrangendo toda a sua riqueza de perspectivas”, comenta a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos.

“O ‘Encontros com Autores’ é uma plataforma para celebrar a literatura brasileira e proporcionar aos leitores a oportunidade de se conectar com os escritores. Além de evidenciar a capacidade do livro em ser um veículo para tornar o conhecimento e a arte mais acessíveis e democráticos”, ressalta Hubert Alquéres, curador do Prêmio Jabuti 2023.

Confira a programação completa:

21/09, às 19h - Encontro com Luiza Romão - Mediação de Ruan de Sousa Gabriel
Luiza Romão é poeta, atriz e slammer. Mestra em Teoria Literária e Literatura comparada pela Universidade de São Paulo com um trabalho sobre poetry slam, voz, performance poética e spoken word no Brasil. Há quase uma década, participa do movimento de slam e saraus da cidade de São Paulo, tendo sido vice-campeã brasileira em 2014 (SLAM BR). É autora dos livros: Também guardamos pedras aqui (Editora Nós/2021; vencedor do Prêmio Jabuti 2022 de Livro do Ano e na categoria Poesia; e semifinalista do Prêmio Oceanos), Nadine (Quelônio/2022), Coquetel Motolove (selo doburro/2014) e Sangria (selo doburro/2014; edição bilíngue português-espanhol). Responsável pela mediação, Ruan de Sousa Gabriel é formado em Jornalismo e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Foi repórter e colunista de livros na revista Época. Desde 2018, é repórter de Cultura do jornal O Globo, em São Paulo.

5/10, às 19h - Encontro com Pedro Bandeira
Pedro Bandeira, a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2023, nasceu em Santos, São Paulo, em 1942, e trilhou um caminho multifacetado antes de se estabelecer como um escritor notável. Sua trajetória inclui trabalhos no teatro profissional, tanto como ator quanto como diretor e cenógrafo. Ele também desempenhou funções de redator, editor e ator em comerciais de televisão. Em 1972, teve suas primeiras histórias infantis publicadas em revistas da Editora Abril. A partir de 1983, dedicou-se exclusivamente à escrita, marcando o início de uma jornada literária com a publicação do livro O Dinossauro que Fazia Au-Au.

18/10, às 19h - Encontro com Aline Bei - Mediação de Cláudio Leal
Aline Bei nasceu em São Paulo, em 9 outubro 1987. É formada em Letras pela PUC-SP, em Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia-Helena e pós-graduada em Escritas Performáticas pela PUC-RIO. O peso do pássaro morto, finalista do prêmio Rio de Literatura e vencedor do prêmio São Paulo de Literatura e do prêmio Toca, é o seu primeiro livro. Em 2021, lançou seu segundo livro, Pequena coreografia do adeus, pela Companhia das Letras. O romance foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura e já vendeu mais de 100 mil cópias. Está sendo adaptado para o teatro por Tarcila Tanhã e foi adaptado para uma videodança por Georgia Palomino e Suzane Rossan. Foi publicado em Portugal pela Particular Editora. Responsável pela mediação, Cláudio Leal é jornalista, colaborador da Folha de S.Paulo e doutorando em Teoria, História e Crítica de Cinema pela ECA-USP.

27/10, às 19h - Encontro com Itamar Vieira Jr.
Itamar Vieira Jr. é aclamado por seu notável romance Torto Arado, que conquistou o Prêmio LeYa de 2018, o Prêmio Jabuti de 2020 e o Prêmio Oceanos de 2020. Nascido em Salvador, Bahia, em 1979, Itamar é geógrafo e doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Seu romance Torto Arado é considerado um dos maiores sucessos da literatura brasileira das últimas décadas, cativando público e crítica. A obra foi traduzida em mais de vinte países e está prestes a ser adaptada para o audiovisual. Além disso, pela Editora Todavia, Itamar publicou também Doramar ou a Odisseia: Histórias e Salvar o Fogo.

16/11, às 19h - Encontro com Jeferson Tenório
Jeferson Tenório, autor nascido no Rio de Janeiro, em 1977, e atualmente radicado em Porto Alegre, é doutor em Teoria Literária pela PUC-RS e teve uma carreira literária rica e diversificada. Jeferson Tenório foi colunista dos jornais Zero Hora e Uol/Folha de S. Paulo, até abril de 2023. Além disso, ele foi professor visitante de Literatura na renomada Brown University, nos EUA. Sua obra literária inclui textos adaptados para o teatro e histórias traduzidas para inglês e espanhol. Ele é autor de obras como Estela sem Deus (2018) e O avesso da pele (2020), que não apenas ganhou o Prêmio Jabuti em Romance Literário de 2021, mas também teve seus direitos vendidos para países como Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslováquia, Suécia, China, Bélgica e EUA.

23/11, às 19h - Encontro com Conceição Evaristo
Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946, e migrou para o Rio de Janeiro, na década de 1970. Graduada em Letras pela UFRJ, trabalhou como professora da rede pública de ensino na capital fluminense. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, com a dissertação Literatura Negra: uma poética de nossa afro-brasilidade (1996). Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com a tese Poemas malungos, cânticos irmãos (2011), na qual estuda as obras poéticas dos afro-brasileiros Nei Lopes e Edimilson de Almeida Pereira, em confronto com a do angolano Agostinho Neto. Participante ativa dos movimentos de valorização da cultura negra em nosso país, estreou na literatura em 1990, quando passou a publicar seus contos e poemas na série Cadernos Negros. Escritora versátil, cultiva a poesia, a ficção e o ensaio. Desde então, seus textos vêm angariando cada vez mais leitores. A escritora participa de publicações na Alemanha, Inglaterra e EUA. Seus contos vêm sendo estudados em universidades brasileiras e do exterior, tendo, inclusive, sido objeto da tese de doutorado de Maria Aparecida Andrade Salgueiro, publicada em livro em 2004, que faz um estudo comparativo da autora com a americana Alice Walker. Em 2003, publicou o romance Ponciá Vicêncio, pela Editora Mazza, de Belo Horizonte.

[13/09/2023 08:00:00]