Biblioteca Pública do Paraná inaugura acervo permanente e exclusivo de livros de autoria negra
PublishNews, Redação, 30/08/2023
Com a inauguração da Estante Afro — Maria Águeda, o público poderá ter acesso a obras como 'Um defeito de cor' (Record), de Ana Maria Gonçalves e 'Os últimos inéditos de prosa e poesia', de Cruz e Souza

No próximo sábado (2), a Biblioteca Pública do Paraná inaugura a “Estante Afro — Maria Águeda”. O acervo possui mais de 500 títulos de autores/as afrodescendentes doados pelo Centro Cultural Humaitá, por intermédio de Adegmar José da Silva (Kandiero). Programado para acontecer a partir das 10h, no hall térreo da Biblioteca, o evento de inauguração conta com cerimônia de abertura, seguido da apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber.

Às 11 horas, ocorre uma mesa redonda com Bruno Leonardi, Kandiero e Rosane Arminda Pereira sobre a importância desta ação, que marca o início da construção desta estante, que continuará recebendo novos títulos, exclusivamente, de autores/as negros/as. O evento será finalizado com o Sarau das Marias, composto por Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira e Silvana Felipe Benedito (lê Pedra Felipe Benedito).

O diretor da Biblioteca Pública, Luiz Felipe Leprevost, ressalta que a ação simboliza o caráter democrático da instituição. “A BPP é uma das poucas instituições do Brasil que possui um acervo totalmente dedicado à literatura negra. Esta iniciativa tem um simbolismo importante e marca uma das principais missões de uma biblioteca: ser um local de encontro comunitário acolhedor, aberto e gratuito, onde todos podem refletir, compartilhar e debater”, completa.

O nome da estante homenageia Maria Águeda, mulher livre e negra, vinda da região de Tindiqüera, hoje Araucária. Na Curitiba de 1804, ela se negou a obedecer as ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão, tornando-se um dos símbolos da cultura afro-paranaense. Com a inauguração da Estante Afro — Maria Águeda, o público poderá ter acesso a obras como Um defeito de cor (Record), de Ana Maria Gonçalves, Os últimos inéditos de prosa e poesia, de Cruz e Souza, As andorinhas (NANDYALA), de Paulina Chiziane, entre outros títulos.

Kandiero considera este lançamento um momento histórico e que, de certa forma, coroa os 20 anos de ensino da história e cultura afro no currículo escolar. “Aos poucos vamos rompendo o consenso da invisibilidade e a visibilidade do consenso. Próximo do fim da década dos afrodescendentes (2015-2024), proposto pela ONU — cujo tema é justiça, reconhecimento, desenvolvimento e enfrentamentos discriminações múltiplas e agravadas —, a Biblioteca está de parabéns por dar este passo e contribuir com a valorização e visibilidade da presença negra e da cultura afro no Paraná”, ressalta o ativista e editor à frente do Centro Cultural Humaitá.

Confira o cronograma do evento de lançamento da Estante Afro — Maria Águeda:

Abertura com Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná

Às 10h15

Apresentação musical com Rúbia Divino e Klüber

Às 10h30

Mesa-redonda, com Bruno Leonardi, Kandiero e Rosane Arminda Pereira

Às 11h

Sarau das “Marias”

Com Claudia Maria Ferreira, Dilma Martins dos Santos, Jocilene Macario, Joselisa Teixeira de Magalhães, Rosane Arminda Pereira e Silvana Felipe Benedito (que lê Pedra Felipe Benedito)

Às 12h

Tags: Bibliotecas
[30/08/2023 10:00:00]