Alunos da rede pública municipal do Rio terão oficinas de poesia com autores
PublishNews, Redação, 15/08/2023
Projeto Bienal nas Escolas deste ano tem como objetivo contribuir para que adolescentes transformem sentimentos em palavras

Os tradicionais encontros entre alunos e escritores dentro das escolas, que marcam a largada para a Bienal do Livro Rio, já têm data marcada: 15 e 16 de agosto. Nestes dois dias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), os poetas Stephanie Borges e Allan Dias Castro estarão em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro para ministrar oficinas de poesia com estudantes do 9° ano.

Quem abre a rodada, nesta terça (15), é Stephanie Borges, que além de fazer parte do time de curadores da Bienal do Livro Rio, é autora da obra Talvez precisemos de um nome para isso (Cepe). Em sala de aula, ela vai ler poemas para, em seguida, mostrar aos estudantes as características da linguagem poética, como som, ritmo e o uso de figuras de linguagem. A realidade em verso e prosa: as crianças também serão incentivadas a criar suas próprias narrativas em poesia a partir de temas da atualidade. A iniciativa busca desenvolver a criatividade do aluno, o conduzindo em etapas importantes do processo de criação de um poema, desde a escolha do repertório, passando pelas técnicas de escrita até recitar, em voz alta, em um breve sarau.

No dia 16, quarta-feira, será a vez de Allan Dias Castro – autor de Voz ao verbo (Sextante) e O colecionador de saudades (Sextante) ministrar a oficina que terá como tema “Vozes aos sonhos”, onde os alunos, além de aprender técnicas para escrever poesias, serão estimulados a expressar seus sonhos através dos versos. No mesmo dia, haverá uma dinâmica com a formação de grupos de alunos para que cada equipe escreva uma estrofe de uma poesia, que será feita em conjunto, com base em temas e dicas fornecidos pelo autor e que se desdobrarão em conteúdos audiovisuais. A expectativa é estimular o desenvolvimento dos alunos de modo que aumentem a sua capacidade de se expressar. Ainda em sua passagem pela escola, Allan também irá ler poesias feitas previamente pelos alunos e deverá escolher a vencedora.





[15/08/2023 08:00:00]