
Veja mais detalhes da programação:
Abrindo o evento, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, das 19h às 21h, acontecerá o Colóquio Haroldo de Campos, com curadoria da poeta e crítica literária Diana Junkes. Em três mesas-redondas, a abordagem será sobre a importância da “memória” na obra Haroldiana, além da pluralidade de seu acervo, tendo em vista que o escritor é lembrado de duas formas bem distintas, como “o inventor incansável” e o “o poeta da biblioteca”.
Já no dia 19 de agosto — aniversário de Haroldo de Campos — a Casa das Rosas terá uma tarde inteira de eventos em celebração ao poeta, que iniciará às 15h, com a atividade Aboli a palavra: a poesia intersemiótica de Ronaldo Azeredo. O bate-papo terá participação de poetas, artistas e pesquisadores como Daniel Scandurra, Marcelo Tápia, Lucio Agra, Marli Siqueira Leite, Carlos Adriano e Fabio Brazza, e abordará a obra de Ronaldo Azeredo, um dos participantes do movimento concretista ao lado de Haroldo. Azeredo se destaca por sua obra intersemiótica que logo aboliu a palavra, com uma produção que se equilibra no limite entre a poesia e as artes plásticas.
Na sequência do bate-papo, às 16h, haverá o lançamento do livro LIV RO AZ - antologia de poemas de Ronaldo Azeredo — projeto que começou a ser idealizado por Augusto de Campos em 2005 e passou a ser produzido pelo artista Daniel Scandurra em 2018. A obra tem um formato diverso, assim como o trabalho do poeta, com uma capa/caixa contendo 26 itens soltos, poemas-cartazes, poemas-livretos e poemas-folders, com formatos e acabamentos tecno-gráficos variados.
Dando continuidade ao evento, das 18h às 19h, acontecerá o Recital “Forma da Fome”, com participação de Lucio Agra, Daniel Scandurra, Marcelo Tápia, Diana Junkes, Patrícia Lino (videopoemas), Omar Khouri, Juliana Pondian e Júlio Mendonça. Os artistas e poetas farão leituras e performances de textos de Haroldo de Campos, com foco no caráter sociopolítico de sua poesia.
Encerrando o Hora H de 2023, o músico Cid Campos realizará um Pocket-Show, das 19h às 20h, com apresentação de canções suas em parceria com os poetas irmãos Augusto e Haroldo de Campos.