Dois livros que estrearam nas últimas semanas na Lista de Mais Vendidos do PublishNews fazem agora sua estreia na Lista Nielsen – que apura os autores brasileiros mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no país – referente ao período de 19 de junho a 16 de julho.
Eduardo Moreira, que no final de junho emplacou o seu novo A intenção primeira (Civilização Brasileira) no topo dos mais vendidos, estreia na Lista Nielsen PublishNews com o oitavo lugar em Não Ficção. No livro, o autor, dramaturgo e palestrante experimenta as aproximações entre a física quântica e a espiritualidade, conduzindo o leitor a uma jornada de compreensão do real e de si mesmo.
Outra estreia foi o Box Rita Lee (Globo Livros), que inclui três obras da carreira literária desta artista e ainda um brinde especial: o riTarô, um baralho de tarô personalizado, com ilustrações e intervenções da própria Rita, a sua última produção artística. O Box garantiu o 10º lugar na apuração.
A última novidade da lista de Não Ficção é O pacto da branquitude (Companhia das Letras). No livro, Cida Bento ― eleita em 2015 pela The Economist uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade ― denuncia e questiona a universalidade da branquitude e suas consequências nocivas para qualquer alteração substantiva na hierarquia das relações sociais.
Diante de dezenas de recusas em processos seletivos, Cida identificou um padrão: por mais qualificada que fosse, ela nunca era a escolhida para as vagas. Por outro lado, pessoas brancas com currículos equivalentes ― quando não inferiores ― eram contratadas. Na obra, ela reúne sua experiência para apresentar evidências desse acordo tácito e convida o leitor a deslocar o seu olhar para aqueles que, a fim de se manter no centro, impelem todos os outros à margem.
Em Ficção, nenhuma novidade. A lista segue sendo liderada por Carla Madeira e seu Tudo é rio (Record). Seu outro romance, Véspera, ocupa a segunda posição e o pódio é completado por Itamar Vieira Junior e Torto Arado (Todavia).
No Ranking das editoras, empate no primeiro lugar entre o Grupo Companhia das Letras, Grupo Editorial Record e Planeta, com cinco livros cada. Logo em seguida, aparece a editora Globo com três obras.