José Luiz Tahan participa do Sempre Um Papo em Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 21/07/2023
Evento ocorre na Quixote Livraria, neste sábado (22), a partir das 11h; Tahan falará sobre seu novo livro, 'Um intrépido livreiro nos trópicos'

© Flávio Sampaio
© Flávio Sampaio
Neste sábado (22), às 11h, o livreiro e autor José Luiz Tahan lança o seu livro Um intrépido livreiro nos trópicos, em uma edição especial do Sempre Um Papo de comemoração aos 20 anos da Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho, 274, na Savassi – Belo Horizonte / MG).

Tahan está há mais de 20 anos à frente da Livraria Realejo, dividindo-se entre indicações de títulos e cafés nas mesas que ocupam sua calçada em um dos mais tradicionais bairros santistas – o Gonzaga. Além disso, algumas das histórias contadas no livro têm como cenário outros redutos literários da capital, todos devidamente creditados. Entre conversas, cafés e intensas trocas de ideias, os personagens dos textos alternam-se como interlocutores em passagens marcantes, curiosas e, algumas vezes, reflexivas.

Santista, ele iniciou-se na profissão de livreiro quase que por acaso. Em busca do primeiro emprego, levou sua pasta de desenhos e preencheu fichas em lojas de departamentos, locadoras de filmes, lojas de fotografias e, finalmente, na Livraria Iporanga, da qual se tornaria não só funcionário, como sócio, anos depois.

Em paralelo, no início dos anos 2000, manteve uma livraria dentro de uma faculdade de Filosofia, com a porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou ponto de encontros, eventos e efervescência cultural.

Disposto a ampliar sua vocação como gerador de conteúdo, também criou, entre 2009 e 2010, a Realejo Editora e o festival internacional de literatura Tarrafa Literária, que permanecem até hoje.

Ouça a participação de Tahan no Podcast do PN:

[21/07/2023 09:00:00]