Publicidade
Publicidade
'Memórias de Marta', o primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida, tem nova edição
PublishNews, Redação*, 05/07/2023
Livro está em financiamento coletivo pelo Catarse pela Página 8 Editora

Publicado originalmente em folhetim, em 1888, Memórias de Marta foi o primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida, autora de uma extensa obra literária, que percorre romances, contos, crônicas, literatura infantil, ensaios e teatro. Premiada e homenageada por sua obra, a escritora também participou ativamente das reuniões de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), concretizada em 1897, mas acabou não sendo integrada à agremiação pelo fato de ser mulher.

A presente edição do livro, que está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse, conta com apresentação da professora e pesquisadora Anna Faedrich, professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFF, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. A edição é da Página 8 Editora.

Para contribuir com a campanha e adquirir o livro, basta acessar o site, seguir o passo a passo e o livro chegará na sua casa de acordo com a previsão de entrega: https://www.catarse.me/memoria...

Em Memórias de Marta, o leitor acompanha as lembranças de uma mulher adulta, passando por sensíveis relatos da sua infância, juventude e da relação com a mãe, sob o cenário de degradação e miséria em um cortiço no Rio de Janeiro no tempo do Império. Para a pesquisadora Rosane Salomoni, a obra possui importante marco na historiografia da literatura brasileira como primeiro enredo narrado em um cortiço, dialogando com o clássico de Aluísio Azevedo, publicado dois anos depois, em 1890.

Especialmente por seus romances, arriscaríamos considerar a literatura de Júlia como uma “literatura engajada”, aquela que não se mantém alheia às injustiças praticadas contra os negros, os pobres, as mulheres ou as crianças. Há nela forte presença da temática da educação e do trabalho como meios de emancipação da mulher, o debate sobre a abolição, com denúncias à crueldade do regime escravagista, além de não deixar passar em branco o parasitismo de uma oligarquia cafeeira conservadora.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Alguns poetas não tinham mais espanto e continuaram para não jogar a toalha. Aí fica pobre, não tem a beleza reveladora da poesia.
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar