Publicidade
Publicidade
'Memórias de Marta', o primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida, tem nova edição
PublishNews, Redação*, 05/07/2023
Livro está em financiamento coletivo pelo Catarse pela Página 8 Editora

Publicado originalmente em folhetim, em 1888, Memórias de Marta foi o primeiro romance de Júlia Lopes de Almeida, autora de uma extensa obra literária, que percorre romances, contos, crônicas, literatura infantil, ensaios e teatro. Premiada e homenageada por sua obra, a escritora também participou ativamente das reuniões de fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), concretizada em 1897, mas acabou não sendo integrada à agremiação pelo fato de ser mulher.

A presente edição do livro, que está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse, conta com apresentação da professora e pesquisadora Anna Faedrich, professora Adjunta de Literatura Brasileira na UFF, com atuação na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura. A edição é da Página 8 Editora.

Para contribuir com a campanha e adquirir o livro, basta acessar o site, seguir o passo a passo e o livro chegará na sua casa de acordo com a previsão de entrega: https://www.catarse.me/memoria...

Em Memórias de Marta, o leitor acompanha as lembranças de uma mulher adulta, passando por sensíveis relatos da sua infância, juventude e da relação com a mãe, sob o cenário de degradação e miséria em um cortiço no Rio de Janeiro no tempo do Império. Para a pesquisadora Rosane Salomoni, a obra possui importante marco na historiografia da literatura brasileira como primeiro enredo narrado em um cortiço, dialogando com o clássico de Aluísio Azevedo, publicado dois anos depois, em 1890.

Especialmente por seus romances, arriscaríamos considerar a literatura de Júlia como uma “literatura engajada”, aquela que não se mantém alheia às injustiças praticadas contra os negros, os pobres, as mulheres ou as crianças. Há nela forte presença da temática da educação e do trabalho como meios de emancipação da mulher, o debate sobre a abolição, com denúncias à crueldade do regime escravagista, além de não deixar passar em branco o parasitismo de uma oligarquia cafeeira conservadora.

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Livro costura ficção e realidade, levando o leitor a refletir sobre dilemas pessoais, políticos e coletivos
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
Politicamente correto é ótimo, mas isso não quer dizer que a literatura [infantil] tenha que virar algo insípido, asséptico, boboca e pouco reflexivo
Débora Thomé
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar