Prêmio São Paulo de Literatura define jurados, com nomes como Jeferson Tenório e Ieda Lebensztayn
PublishNews, Redação, 29/06/2023
Cida Saldanha, Claudia Abeling, Luiz Rebinski e Karina Menegaldo são outros nomes que compõem o júri da 16ª edição; prêmio concede R$ 200 mil a dois romances publicados em 2022

A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou em maio os curadores do Prêmio São Paulo de Literatura – que premiará com R$ 200 mil os melhores romances publicados em 2022 – e agora anuncia os membros do corpo de júri para esta edição que alcançou o número recorde de inscrições.

Foram 453 inscritos que estão concorrendo às categorias “Melhor Romance do ano de 2022” e “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2022”.

Os jurados da 16ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura são:

  • Carlos Rogerio Duarte Barreiros. Lecionou Língua e Literatura por 28 anos e atualmente, além de autor de material didático, trabalha como editor.
  • Cida Saldanha. Graduada em Ciências Sociais, trabalha em livrarias desde 1983, tendo atuado na Livraria Kairós, Livraria Brasilense, Livraria Cortez e nos últimos 32 anos na Livraria da Vila.
  • Claudia Abeling. Cursou Editoração e tem pós-graduação em escrita criativa. Por mais de 20 anos, atuou como editora em diversas editoras literárias paulistanas e trabalhou ainda com editoração em Frankfurt. Num segundo momento, passou a prestar serviços editoriais, concentrando-se na tradução do alemão.
  • Gênese Andrade. Doutora em Literatura Hispano-Americana, com pós-doutorado em Literatura Comparada. Professora titular do Centro Universitário Faap (São Paulo), pesquisadora, tradutora e autora.
  • Ieda Lebensztayn. Crítica literária, pesquisadora e ensaísta. Mestre em Teoria Literária e doutora em Literatura Brasileira, com pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e na Biblioteca Brasiliana Mindlin.
  • Jeferson Tenório. Doutor em teoria literária, colunista do jornal Uol/Folha de São Paulo. Trabalhou como professor visitante de literatura na Brown University, EUA, e autor de O avesso da pele.
  • Karina Menegaldo. Linguista Aplicada, professora universitária, editora-chefe do periódico científico binacional (Brasil-México) PLL e pesquisadora com desenvolvimento na área de escrita científica.
  • Luiz Rebinski. Formado em Comunicação Social — Jornalismo, há 20 anos trabalha com literatura. De 2011 a 2019, foi editor do jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Em 2017 lançou seu primeiro romance, Um pouco mais ao sul.
  • Stefania Chiarelli. Doutora em Estudos de Literatura e professora associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense. Como crítica literária, publicou textos nos jornais O Globo, Estado de Minas, Correio Braziliense, Rascunho e revista piauí.
  • Whaner Endo. Graduado em produção editorial, mestre em comunicação social, especialista em educação, alumni do Yale Publishing Course e possui MBA em Data Science and Analytics. É doutorando em Ciências da Comunicação e em Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. É editor há mais de 25 anos e, atualmente, é publisher da W4 Editora.
[29/06/2023 09:00:00]