O que estou lendo: Ana Rüsche
PublishNews, Guilherme Sobota, 29/06/2023
Escritora e pesquisadora indica 'A incrível viagem das plantas', de Stefano Mancuso, publicado pela Ubu

Ana Rüsche é escritora e uma das principais pensadoras do Brasil quando o assunto é relação entre literatura e questões ecológicas super atuais, como a crise climática. Seu livro mais recente, A telepatia são os outros (Monomito, 2019), foi finalista do Prêmio Jabuti e foi lançado recentemente na Itália como Telempatia (FutureFiction, 2023). Atualmente, ela faz pesquisa de pós-doutorado sobre ficção científica e mudança climática na Teoria Literária e Comparada, na FFLCH-USP e, com a editora Bandeirola, realiza o projeto Filamentos, discussões on-line e mensais sobre literatura e crise climática.

O PublishNews perguntou a Ana Rüsche o que ela está lendo no momento, e esta foi a resposta:

“Estou lendo A incrível viagem das plantas, de Stefano Mancuso, publicado pela Ubu. Já tinha lido o Revolução das plantas, da mesma série, e decidi apostar neste agora. O cientista italiano nos conta casos de deslocamentos de espécies, fortuitos ou forçados, crônicas de viajantes improváveis. Afinal, “o impulso de expansão da vida não pode ser contido”.

No anterior, Revolução das plantas, Mancuso aponta nossa incompreensão sobre esses seres extraordinários, a exemplo da sofisticada capacidade de comunicação vegetal. Apresenta aplicações práticas, a exemplo do “plantoide”, um robô inspirado em plantas. Inclusive, usei robôs plantoides em conto que escrevi recentemente para a antologia Terrores latinos. Quem sabe a nova leitura não me serve para uma outra obra de ficção?

São livros com histórias curtas e inspiradoras para admirarmos e pensarmos o mundo.”

A incrível viagem das plantas

Autor: Stefano Mancuso
Tradutora: Regina Silva
Editora: Ubu
192 pp. | R$ 59,90

[29/06/2023 11:50:00]