
De 5 a 9 de julho o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) realiza sua 11ª edição, dessa vez com o tema Educação, Literatura e Patrimônio. O festival faz homenagem a Eliana Alves Cruz e Líria Porto e celebra os 130 anos de Mário de Andrade. Mais de 100 autores estão na programação presencial, de nove estados brasileiros, e também autores internacionais como Lisa Ginzburg e Juliana Monteiro, da Itália, e Kalaf Epalanga, da Angola.

A estrutura do evento – que esse ano ocupará o Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro de Araxá – inclui livraria, três auditórios e área de gastronomia com palco para as atrações musicais. O evento acontece em formato figital – ou seja, com programação presencial, com entrada gratuita, e digital, nas redes sociais do festival.
Presencialmente, o festival receberá nomes como Itamar Vieira Jr, Jeferson Tenório, Sérgio Abranches, Tom Farias, Eugênio Bucci, Eliana Alves Cruz, Carla Akotirene, Carla Madeira, Celso Adolfo, Cidinha da Silva, Evandro Affonso Ferreira, Trudruá Dorrico, Lívia Sant’Anna Vaz, Luana Tolentino, Márcia Wayna Kambeba, Marco Lobo, Mary Del Priore, Michele Arroyo, Pasquale Cipro Neto, Paulo Lins, Rejane Dias, Sérgio Rodrigues, Simone Paulino, Suely Machado, Tino Freitas, Valéria Lourenço e muitos outros.
A programação completa, que inicia no dia 5 de julho, às 18h, seguida de uma conversa com os curadores do evento – Afonso Borges, Sérgio Abranches e Tom Farias e Danilo Miranda (Sesc-SP) – às 19h, você confere clicando aqui.
Parcerias
Vale lembrar que este ano o Fliaraxá terá participação ativa da Câmara Municipal de Araxá que coordenará o Prêmio de Redação Maria Amália Dumont. Destinado a estudantes da rede pública e particular de ensino, o prêmio tem por objetivo revelar novos talentos literários e incentivar o hábito da leitura e da escrita.
Outra novidade é que a Academia Araxaense de Letras assume protagonismo ao fazer a curadoria, por intermédio do seu presidente Luiz Humberto França, de uma série de 20 debates com autores de Araxá e região. Na programação estão nomes como Ana Luiza Ribeiro de Melo Silva, Lisa Alves, Mariana Santos e Iris Santiago que conversam sobre poesia na mesa “Escritos falados”; e Luciane Dias, Mirthes Miriam e Silla Silva que conversam sobre “Saúde mental e superação na Literatura”.