Mia Couto vem a Ribeirão Preto participar da 22ª Feira Internacional do Livro
PublishNews, Redação, 22/06/2023
Depois de duas participações on-line, escritor moçambicano é anunciado na programação num esforço de internacionalizar o evento

Mia Couto | © Divulgação FIL
Mia Couto | © Divulgação FIL
O escritor moçambicano Mia Couto estará em Ribeirão Preto nos dias 16 e 17 de agosto para participar da 22ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL). Será a terceira participação do escritor moçambicano no evento, mas a primeira presencial, depois de duas contribuições on-line em 2021 e 2022.

A conferência com Mia Couto será realizada no dia 16 de agosto, às 19h30, na Sala Principal do Theatro Pedro II, com mediação da escritora Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto (Nós), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2018), e de Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras).

Além da conferência, Mia Couto também participará de sessões de autógrafos no dia seguinte, 17 de agosto, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Os horários serão das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h. O autor trará uma edição especial para os leitores brasileiros do seu mais recente lançamento As pequenas doenças da eternidade: contos. Nesta obra, constam histórias que tratam de males que assombram a sociedade, dos tempos mais remotos aos dias atuais. A perspectiva da finitude, o medo do abandono, indiferença, traições, guerras e pandemias – são estes alguns dos temas que perpassam os textos. Haverá distribuição de senhas 1h antes da atividade. A capacidade máxima é de 70 pessoas por sessão e serão assinados somente livros do autor.

Para a curadora da FIL, a educomunicadora Adriana Silva, a participação de Mia Couto, de forma presencial nesta 22ª edição, representa a consagração da internacionalidade da feira. “Trazê-lo para Ribeirão Preto ecoa a vontade de muitos leitores. Há anos somos abordados pelos participantes para promovermos uma conferência com o escritor. O aceite dele nos qualifica enquanto projeto literário”, conclui, em nota.

Mia Couto

Mia Couto tem 68 anos. É biólogo, jornalista e autor de mais de 30 livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra sonâmbula é considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles o Camões, em 2013, o mais prestigioso da Língua Portuguesa; o Neustadt International Prize, em 2014, e foi indicado para o Man Booker International Prize de 2015. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras e tem suas obras publicadas no Brasil pela Companhia das Letras. Seu livro mais recente é As pequenas doenças da eternidade, um volume de contos que tem relação com a pandemia de Covid-19 e com a infância do autor em Beira, a quarta maior cidade de Moçambique, na África.

Conferência com Mia Couto e mediação de Aline Bei na 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)

Data: 16 de agosto

Horário: 19h30

Local: Sala Principal do Theatro Pedro II

Endereço: Rua Álvares Cabral, 370, Centro | Ribeirão Preto/SP

Lançamento do livro “As pequenas doenças da eternidade”, de Mia Couto (edição especial para brasileiros)

Data: 17 de agosto

Horários: 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h

Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)

Endereço: Duque de Caxias, 547 - Centro | Ribeirão Preto/SP

[22/06/2023 16:40:00]