Publicidade
Publicidade
Pesquisadores contam a história do primeiro indígena universitário do Brasil
PublishNews, Redação, 21/06/2023
Obra foi lançada nos formatos impresso, ebook e audiobook pela Sophia Editora

“A leitura da trajetória do Ypiranga dos Guaranys nos traz ao momento que vivemos hoje. Os Guarani costumam usar a metáfora do arco e flecha da memória para retomar o controle de seu destino: ‘Agora, no tempo presente, é preciso recuar a corda do arco ao passado, para de lá impulsionar a flecha ao futuro’”. Mote de questão do vestibular 2023 do Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o texto do professor José Ribamar Bessa Freire aponta para um personagem cuja trajetória singular é revelada em O primeiro indígena universitário do Brasil — Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873), de Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e Marcelo Sant’Ana Lemos. A obra foi lançada em 2023, pela Sophia Editora, nos formatos impresso, e-book e audiobook.

“Será que a minhoca comeu a alma de José Peixoto Ypiranga dos Guaranys?”, questionou Bessa Freire – professor da Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-Rio) – em seu blog “Taquiprati”, repetindo a pergunta que fez aos autores durante o lançamento do livro, em março, na Livraria Eduerj.

“Ele é um ponto fora da curva porque se mantém na elite”, pontuou Luiz Guilherme em entrevista ao jornal O Globo.

No aldeamento de São Pedro de Cabo Frio, dois anos depois da Independência do Brasil (1822), nascia José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824-1873). Ele se formou bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1850, tendo como colega de turma o romancista José de Alencar, autor dos clássicos Iracema e O guarani. Durante seus 49 anos de vida, Ypiranga dos Guaranys foi proprietário de terras e de escravizados. Trabalhou como comerciante, advogado, promotor público, vereador e inspetor escolar em diversas cidades.

Segundo os pesquisadores, desde a infância Ypiranga dos Guaranys visitava a corte e acompanhava o pai, Joaquim Rodrigues Peixoto, no comércio de cabotagem, realizado na Baía de Guanabara. Inclusive, foi Joaquim Rodrigues o primeiro a pedir ao Estado financiamento para que indígenas pudessem cursar a universidade – o que lhe foi negado.

Os autores contam que a turma de Ypiranga dos Guaranys era heterogênea, uma vez que tinha alunos de sete províncias diferentes. Entre eles havia futuros juízes, ministros, escritores, parlamentares e nobres do Império. No primeiro ano do curso, Ypiranga dos Guaranys, juntamente com seus colegas de turma, fundou o Instituto Literário Acadêmico, responsável por publicar a revista Ensaios Literários.

“O que mais chama a atenção na história dele é que, no fim do século XX e início do XXI, os indígenas foram galgando não só a universidade, no primeiro momento, mas, em seguida, foram fazendo mestrado, virando até professores universitários. Esse ineditismo, esse protagonismo de Ypiranga dos Guaranys é muito importante para entender essa história e seus desdobramentos. Hoje temos indígenas mestres, doutores. Há novas conquistas e, também, novas ameaças, como o marco temporal”, sublinha Marcelo.

A publicação conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e marca a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.

Editora proporcionou formação para professores

Fruto de uma parceria da Sophia Editora com a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Formação Continuada e Coordenadoria de Projetos e Programas Especiais, os autores ministraram palestra virtual para profissionais da Educação de Cabo Frio, em outubro de 2022. O encontro contou com a participação de servidores de 25 escolas do município.

“Questões ligadas à luta dos negros e dos indígenas devem sempre fazer parte da ordem do dia em nossas salas de aula, não apenas em datas comemorativas. Certamente, conhecer a história do primeiro indígena universitário do Brasil despertou a curiosidade dos nossos professores e estimulou ainda mais a abordagem do tema com os alunos em todos os anos da escolaridade, enriquecendo a discussão sobre aspectos importantes das raízes indígenas da nossa região”, ressaltou Débora Ribeiro, coordenadora da Formação Continuada da Secretaria de Educação de Cabo Frio.

Quem são os pesquisadores

Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira – Doutor em História pela UFF (2015). Mestre em História Social pela UFRJ (2010). Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (2001). Professor das redes municipais de ensino de Armação dos Búzios e Cabo Frio. Tem se dedicado a pesquisar questões ligadas à temática da História Indígena, a História Militar e a popularização da História da Região dos Lagos. Em 2010, publicou Os índios na história da aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII-XIX, em coautoria com Janderson Bax Carneiro. Em 2018, juntamente com Rose Fernandes, publicou Cabo Frio e a pesca da baleia na ponta dos Búzios (séculos XVIII e XIX). Em 2020, em coautoria com José Francisco de Moura, publicou História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses. Em 2021, publicou o livro infantil História de Cabo Frio contada à minha filha.

Marcelo Sant’Ana Lemos – Possui graduação em Geografia (1986) e mestrado em História (2004), ambos pela UERJ. Foi professor do Colégio Pedro II (1993-2011), da rede pública estadual (1999-2006) e de cursos de pós-graduação na Universidade de Vassouras e na UFRJ. É autor de livros sobre a história indígena fluminense e de crônicas, bem como organizador de cursos sobre temática indígena para professores da rede pública estadual e municipal e para o público em geral. Também apresenta palestras e lives sobre esses assuntos.

Características

TIPO brochura
FORMATO 14x21
PÁGINAS 130
PESO 180 grama
ISBN  978-65-88609-24-8
LINK https://www.sophiaeditora.com....

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Livro publicado pela Vista Chinesa conta a história de uma criança que usa a maconha para fins medicinais
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
Publicado pela Patuá, 'Cabeça de todos nós', primeiro livro de contos de Orete Nascimento, traz 30 contos que tratam de questões essenciais ao ser humano e das implicações de suas atitudes perante a vida
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Publicado pela UICLAP, livro de Luiz Müller é um guia completo que conta a história geral da ordem maçônica
A palavra fere, mas também cura. Mesmo que você tenha que dar um corte para suturar depois, ela cura.
Miriam Alves
Escritora brasileira em entrevista ao Cândido
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar