
Depois de diversas cidades, Alfredo Pena-Vega encerra sua passagem pelo Brasil com lançamento em São Paulo nesta quarta-feira (21), a partir das 19h, na Drummond Livraria (Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional – loja 153, São Paulo / SP).
Acadêmico no Instituto de Antropologia Política da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor na Universidade de Nantes, o autor já visitou mais de 30 países com sua incursão sobre as mudanças climáticas.
Prefaciado pela ex-presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, Maria Fernanda Espinosa e por Hervé Le Treut (Professor da Sorbonne Université e Escola Politécnica e Membro da Academia de Ciências da França), o livro busca sanar a necessidade urgente de reflexão sobre uma das maiores ameaças enfrentadas pela vida humana: os efeitos das alterações climáticas.
No ensaio, o autor decifra a paisagem cognitiva e antropológica das alterações climáticas com base nos princípios fundamentais de Os sete saberes necessários à educação do futuro, de Edgar Morin (Cortez, 2011). Ele propõe uma abordagem que tem sido experimentada e testada com jovens estudantes do Ensino Médio em mais de 30 países, baseada em uma compreensão interdisciplinar das alterações climáticas que incentiva a participação e ações dos jovens, e o desenvolvimento e implementação de soluções que tenham em conta o seu contexto social, cultural e ambiental.
Sobre o autor
Alfredo Pena-Vega é professor-pesquisador no Instituto de Antropologia Política, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e professor na Universidade de Nantes. Defensor de uma epistemologia aberta à organização do conhecimento, interessa-se pela questão das representações do impacto das alterações climáticas e pelo envolvimento dos jovens com essa temática. É fundador do projeto internacional de investigação-ação Global Youth Climate Pact (GYCP), no qual, atualmente, é diretor científico. Tem colaborado com Edgar Morin desde o início dos anos 1990 em vários projetos, incluindo Sustainability Through Ecological Economics Economic and Social Aspects of Environment. É diretor científico das universidades de verão presididas por Edgar Morin (2001-2017). Foi membro fundador, junto a ele, do Instituto Internacional de Pesquisa Política sobre a Civilização (2008-2019) e um dos fundadores da rede internacional Convivialistes. Foi laureado pelo presidente do Senado francês em maio de 2016 pela contribuição para a pesquisa sobre as alterações climáticas.