
A Eslovênia, país Convidado de Honra da 75ª Feira do Livro de Frankfurt (18 a 22/10), apresentou nesta quinta (15) o seu programa cultural e literário, o conceito do seu Pavilhão e a lista de autores que estarão presentes na feira.
Evocando o mel, um dos símbolos do país, e sob o tema Honeycomb of words – “favo de mel de palavras” – a Eslovênia se juntou a várias instituições culturais de Frankfurt e outras cidades alemãs para apresentar seus artistas. O Museu do Romantismo Alemão, por exemplo, terá uma exposição dedicada ao poeta esloveno France Prešeren e a Villa Clementine, em Wiesbaden, convida as pessoas para um fim de semana dedicado à literatura eslovena.

Stergar adiantou ainda que, além do foco na poesia e filosofia, as montanhas eslovenas e o amor dos seus habitantes pela natureza e pelo esporte estão entre os temas principais que o país pretende abordar.
Citando suas expectativas em relação ao intercâmbio profissional e os demais resultados que a Eslovênia pode alcançar sendo o País Convidado de Honra, Juergen Boos, diretor da Feira, disse o que espera do programa do país. “Estou muito ansioso por isso e estou entusiasmado com o fato de que a apresentação do Convidado de Honra também colocará um destaque especial na poesia eslovena, abrindo-a para um público internacional mais amplo. Até agora, mais de 80 títulos da Eslovênia e sobre a Eslovênia foram foi publicado em alemão como parte do programa Guest of Honor”, contou.
Pavilhão do Convidado de Honra

A peça central do pavilhão será a exposição Livros sobre a Eslovênia, que será complementada com obras de arte e citações de poesia expostas nas paredes. Os móveis também serão inspirados na paisagem do país e feitos de material reciclado.