Barbara Kingsolver vence o Women’s Prize 2023
PublishNews, Talita Facchini, 15/06/2023
Ela é autora de 'Damon Copperhead', obra descrita pelo júri como "brilhante e visceral"; Barbara recebeu o prêmio de £ 30 mil

A autora americana Barbara Kingsolver é a vencedora do Women’s Prize for Fiction 2023, por conta do seu romance Damon Copperhead. Ela leva para casa o prêmio de £ 30 mil – valor doado por um anônimo – e uma estatueta de bronze.

No anúncio, feito na tarde de quarta (14) em uma cerimônia em Londres, o romance de Kingsolver foi descrito pelo júri como “brilhante e visceral”. “Barbara Kingsolver escreveu um livro imponente, profundamente poderoso e significativo”, disse Louise Minchin, presidente do júri.

Em seu discurso, a autora também vencedora do Pulitzer 2023 lembrou que "A literatura é como fazemos nossos corações crescerem. E é assim que mudamos o mundo".

Em Damon Copperhead, Kingsolver faz uma releitura do personagem criado por Dickens e conta a história da sua vida de “pouca sorte”. “Todos nós ficamos profundamente comovidos com Demon, seu gentil otimismo, resiliência e determinação, apesar de tudo estar contra ele”, compartilhou Minchin. “Demon Copperhead aborda temas universais - do vício e da pobreza, à família, ao amor e ao poder da amizade e da arte - com um impacto emocional triunfante, e é um romance que resistirá ao teste do tempo”, finalizou.

Barbara já venceu o Women’s Prize em 2010 com o livro A lacuna (Clube do Autor) e este ano, também foi premiada com o Pulitzer também pelo romance Damon Copperhead.

Kingsolver concorria com Maggie O’Farrell (The marriage portrait), Louise Kennedy (Trespasses), Jacqueline Crooks (Fire Rush), Priscilla Morris (Black Butterflies) e Laline Paull (Pod).

Veja o momento em que Barbara foi anunciada vencedora do prêmio.


[15/06/2023 08:00:00]