Bett Brasil consolida tendências na educação e recebe diferentes players do setor editorial
PublishNews, Guilherme Sobota, 15/5/2023
Estandes e materiais expostos na feira, considerada a maior do setor na América Latina, apontaram as temáticas que devem guiar a discussão da produção de materiais editoriais para a educação nos próximos meses

Bett Brasil 2023 reuniu 35 mil pessoas | © Divulgação Bett Brasil
Bett Brasil 2023 reuniu 35 mil pessoas | © Divulgação Bett Brasil
A Bett Brasil, considerada o maior evento de educação e tecnologia da América Latina, terminou na última sexta-feira (12) consolidando algumas das tendências dos últimos anos na produção de materiais, sistemas e demais produtos e iniciativas voltados para a educação: a saber, a preocupação com o aspecto socioemocional – acentuada pela onda de violência nas escolas no início do ano – e a relevância do "bilinguismo". As relações com a tecnologia, claro, também ocuparam lugar de destaque, bem como as grandes editoras, que montaram alguns dos maiores espaços e estandes. Segundo a organização, 35 mil pessoas passaram pelo evento, um recorde.

A FTD Educação, uma das maiores editoras presentes na feira, aproveitou a oportunidade para apresentar novas aquisições e investimentos: da edtech Pontue, plataforma de correção de redação com uso de inteligência artificial; no aplicativo Diário Escola, solução de gestão escolar; e uma parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS) para aplicação de um instrumento de avaliação socioemocional para mais de 105 mil estudantes que utilizam os Sistemas de Ensino da FTD.

As duas startups (Pontue e Diário Escola) foram captadas a partir do programa de inovação aberta Órbita, lançado em janeiro de 2022 em parceria com a aceleradora Hotmilk, o ecossistema de inovação da PUCPR.

"Essas aquisições representam a consolidação de uma estratégia que desenhamos em 2018, para ter um ecossistema mais robusto que atendesse às necessidades das escolas", diz ao PN Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação. "Sobre o futuro, é uma dinâmica que não para nunca... ter parceiros entre as edtechs dá mais velocidade às soluções. Hoje a dinâmica é semestral ou anual na atualização dos materiais e na evolução da comunidade escolar".

Ele explica que a ideia da empresa é não isolar suas produções e estratégias, então mais do que o material didático propriamente editorial, a editora oferece métodos de ensino, com novos ambientes de aprendizagem, metodologias ativas... e também soluções de gestão escolar e acadêmica. "O ecossistema é evolutivo e sempre estará ligado às soluções pedagógicas e aos conteúdos, mas sempre numa lente de método".

Ano passado, a FTD superou R$1 bi de receitas, e para 2023 a estimativa é de R$1,3 bi. "Em 2024, esperamos ser uma companhia próxima aos R$2 bilhões de receita", diz o diretor.

O Grupo Ciranda Cultural também esteve presente na Bett, montando uma verdadeira feira de livros em seu estande, visão rara por lá. Embora fontes ouvidas pelo PublishNews reclamassem do pouco interesse das editoras "trade" em eventos como este – com clara intersecção com a educação e com potencial de desenvolvimento e formação de leitores –, a Ciranda é exceção. Com foco em literatura infantil e lançamentos para diferentes níveis escolares, a editora participa da Bett (e das feiras de educação que a antecederam) há muitos anos.

"Participar da Bett é uma experiência enriquecedora, pois é quando temos a oportunidade de compartilhar informações sobre produtos e tendências educacionais, apresentar novos lançamentos, e estabelecer contato com potenciais clientes e parceiros", afirma o CEO do Grupo Ciranda Cultural, Donaldo Buchweitz, ao PN. Até o início da sexta-feira (12), mais de quatro mil pessoas já havia passado pelo estande da editora, muitas delas comprando diversos livros.

Outra editora "trade" presente no evento era a Maralto Edições, de Curitiba (PR). A editora estava com os seus livros expostos, tinha uma programação de mediação de leitura e sessões de autógrafos (com João Carrascoza, Mariana Ianelli e outros autores) e estava apresentando às escolas e demais interessados o seu Programa de Formação Leitora. Nele, a editora oferece curadoria de obras, conteúdos digitais e formação para professores, tudo em diálogo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Com um estande desenhado numa temática "robótica", a Editora do Brasil lançou na feira o e-book Chat GPT: conheça a IA e entenda como utilizá-la na Educação, e teve uma programação dedicada a diversos assuntos relacionados ao universo do livro e do material didático, desde a importância do livro físico até a gamificação para a aprendizagem. Nas palestras realizadas no estande, cada interessado recebia um fone de ouvido, detalhe divertido que vem sendo utilizado em eventos como este.

A impressão que fica é que há potencial para o crescimento da participação de outras editoras "menores" no evento – seria um movimento interessante no sentido de construir pontes entre setores nem tão diversos assim.

Em 2024, novo local

A diretora da Bett Brasil, Cláudia Valério, antecipa que em 2024 o evento deve ser ainda maior. “Para o próximo ano, temos uma novidade: o evento muda de casa, até porque chegamos à capacidade máxima do atual local, o que confirma o potencial do setor da educação. Em função disso, a Bett Brasil passará a ser realizada no Expo Center Norte, de 23 a 26 de abril de 2024”, revela a diretora do evento, em nota.

A feira de negócios da Bett Brasil contou com a participação de mais de 270 marcas expositoras, entre elas, 21 startups voltadas para a educação (EdTechs). O evento reuniu também visitantes de 21 países, como Argentina, Chile, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Coreia do Sul, entre outros.

[15/05/2023 09:23:22]