Dia Nacional do Livro Infantil: como está o mercado e o que podemos aprender com a lista de livros infantis mais vendidos de 2022
PublishNews, Beatriz Sgrignelli, 18/04/2023
Em homenagem ao dia que celebra a literatura infantil, saiba como andam as vendas do setor e quais as perspectivas e tendências para 2023

O nascimento de um sentimento de conexão com a literatura é algo único. Quando desenvolvida desde cedo por pais e responsáveis, a criança se encanta com o mundo dos livros e, com frequência, se torna uma leitora fiel na vida adulta – também esse fator é celebrado no Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18).

Qual a importância da literatura infantil para o mercado editorial?

Além de ser porta de entrada dos pequenos para o mundo literário, a literatura infantil, juvenil e educacional representou no primeiro semestre de 2022 quase 24% das vendas do varejo de livros no Brasil, segundo o Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

O resultado positivo do setor, atingindo destaque perante os outros gêneros literários, pode indicar tendências importantes para o mercado, já que fenômenos que acontecem na literatura infantil podem se manifestar posteriormente na literatura não infantil.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta ainda que o público infantil é o que mais lê na atualidade. Com cerca de 23% da população brasileira, os pequenos têm uma frequência de leitura grande: leem quase todos os dias. Quando perguntados por que leem, a maioria das crianças afirmou que seria por gosto da leitura (48%) e para aprender algo novo (13%).

Recentemente, o cartunista Maurício de Souza se candidatou a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL), com a intenção de se tornar o segundo imortal atualmente a trabalhar com livros infantis, ao lado de Ana Maria Machado. Uma das bandeiras levantadas na candidatura do criador da Turma da Monica foi a importância da inserção da literatura infantil nas instituições, já que a formação de leitores é um dos principais tópicos para aumentar a quantidade de interessados em literatura no Brasil. “A ABL é o centro de valorização, não apenas do autor brasileiro, mas do leitor. Sem leitor não há a mágica da literatura. E para se conquistar o leitor, a melhor época é a infância” afirmou em sua carta de candidatura.

Veja os livros infantojuvenis mais vendidos de 2022:

1 - Heartstopper: Dois garotos, um encontro

Alice Oseman

Seguinte

2 - Vermelho, branco e sangue azul

Casey McQuiston

Seguinte

3 - Os dois morrem no final

Adam Silvera

Intrínseca


4 - Coraline

Neil Gaiman

Intrínseca


5 - Heartstopper: Minha pessoa favorita

Alice Oseman

Seguinte

6 - A rainha vermelha

Victoria Aveyard

Seguinte


7 - Diário de um banana - Um romance em quadrinhos

Jeff Kinney

VR Editora

8 - Os últimos jovens da Terra

Max Brallier

Milk Shakespeare


9 - Heartstopper: Um passo adiante (capa dura)

Alice Oseman

Seguinte

10 - A seleção

Kiera Cass

Seguinte

11 - Box Harry Potter - Edição especial

J. K. Rowling

Rocco

12 - Harry Potter e a pedra filosofal (capa dura)

J. K. Rowling

Rocco

13 - As aventuras de Mike 3: mudando de casa

Gabriel Dearo / Manu Digilio

Outro Planeta


14 - Heartstopper: De mãos dadas

Alice Oseman

Seguinte

15 - Um de nós está mentindo

Karen McManus

Galera Record


16 - O ladrão de raios

Rick Riordan

Intrínseca


17 - As aventuras de Mike

Gabriel Dearo / Manu Digilio

Outro Planeta


18 - Luluca - No mundo da moda

Luluca

Astral Cultural

19 - Diário de um banana - Fräwda Megaxeia

Jeff Kinney

VR Editora

20 - O príncipe cruel

Holly Black

Galera Record


[18/04/2023 09:00:00]