
Instalada em um cemitério de Parelheiros, região periférica rural a 50 km do centro do município de São Paulo, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura tem pouco mais de uma década de existência. As marcas mais imediatas do espaço estão relacionadas ao acesso à leitura literária daqueles que passaram a frequentá-la, mas o trabalho ali realizado despertou interesse para além da comunidade, ganhando protagonismo mundo afora e com ele visitantes de toda parte, de acordo com as editoras. Essas questões foram objeto de estudo de Bel Santos Mayer no livro.
A obra é adaptada da pesquisa de mestrado da autora sobre as manifestações de mobilidades turísticas relacionadas à Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, também conhecida pela sigla BCCL, um dos projetos criados pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e um grupo de jovens em 2008. "Os sujeitos da pesquisa – além de mim, como pesquisadora – foram principalmente jovens vinculados à BCCL, mas também aqueles e aquelas que vencem muitos quilômetros para entrar em contato com esse mundo literário no extremo sul de São Paulo”, destaca a autora na introdução do livro.
A biblioteca seria então o ponto de partida para a compreensão de uma realidade mais complexa. Como esse equipamento cultural comunitário desencadeou uma série de transformações, desde sua criação com presença ativa dos jovens, passando pelas formas de atuação e as práticas coletivas que têm o direito humano à literatura para todos como princípio norteador. Também pelos deslocamentos que acabou instigando.
O livro integra a coleção dedicada ao debate sobre formação de leitores, acesso ao livro e à literatura organizada pela parceria entre o Selo Emília e Solisluna Editora, que tem outros cinco títulos já publicados.
A autora
Bel Santos Mayer é educadora social e ativista da causa do livro, literaturas e bibliotecas. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo (EACH/USP), coordena o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e é cogestora da Rede LiteraSampa. Recebeu prêmios por sua trajetória nas bibliotecas comunitárias, entre eles: Retratos da Leitura no Brasil (2018); Estado de São Paulo para as Artes (2019); 67° Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes na categoria Difusão de Literatura Brasileira; Prêmio Pessoa Inspiradora APF (2021) – Associação Paulista de Fundações.
Parelheiros, Idas e Vi(n)das – Ler, viajar e mover-se com uma biblioteca comunitária – Evento de lançamento
Data: 8/4/23, às 16h
Biblioteca Mário de Andrade - Espaço Tula Pilar
(Rua da Consolação, 94, República, São Paulo / SP)






