Publicidade
Frankfurt 2024: Itália já intensifica iniciativa de tradução para o mercado de livros em língua alemã
PublishNews, Redação, 31/03/2023
País será o convidado de honra no próximo ano e já aproveita a maior atenção da mídia e as oportunidades de vendas nos mercados de livros de língua alemã e internacional

País convidado de honra da Feira do Livro de Frankfurt em 2024, a Itália já começou os preparativos para incentivar o intercâmbio cultural e literário entre os dois países.

Editores da Alemanha, Áustria e Suíça têm até 5 de maio para solicitar bolsas aos institutos culturais da Itália para traduzir títulos que serão publicados em conjunto com a participação do país como Convidado de Honra na maior feira do setor no ano que vem.

A oferta também é válida para tradutores, tradutores literários, agentes, instituições culturais e empresas responsáveis pela produção, distribuição, dublagem e legendagem. Igual consideração será dada aos livros de todos os gêneros, com exceção de livros escolares. As decisões sobre quais títulos receberão apoio e o valor do financiamento serão tomadas até julho de 2023. Traduções para a língua alemã terão prioridade.

Se um projeto for aprovado, os editores podem receber um subsídio cobrindo até 100% dos custos de tradução.

“Nosso objetivo é fechar a lacuna entre o número de títulos comprados e o número de vendidos no exterior. Aqui, contamos com o comprometimento das editoras e o amplo apoio às traduções fornecido por nossas instituições. Esta feira do livro, onde voltaremos a ocupar o centro das atenções após 36 anos, será uma grande exposição da cultura italiana”, explica Ricardo Franco Levi, representante do governo da Itália como Convidado de Honra, em nota.

“O foco não está apenas nas traduções literárias, mas na tradução como ato comunicativo. Afinal, sem tradutores não haveria best-sellers internacionais e a comunicação além-fronteiras seria muito mais difícil”, completa Juergen Boos, presidente da Feira de Frankfurt.

[31/03/2023 09:00:00]
Leia também
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros literários e paradidáticos
Fundada por André Castro e Cassia Carrenho, empresa sempre voltou suas atenções para o desenvolvimento dos profissionais envolvidos no setor, e agora dá mais um passo em direção à expansão