Publicidade
Itaú Cultural promove Roda de Leitura com debate dos poemas de Daniel Francoy
PublishNews, Redação, 28/03/2023
Textos trazem olhares atentos e sensíveis sobre acontecimentos na infância do autor, e a discussão, promovida nesta quarta-feira (29), será mediada pela poeta Ana Estaregui

Nesta quarta-feira (29), às 19h30, a poeta Ana Estaregui mediará a Roda de Leitura sobre quatro poemas de Daniel Francoy, retirados de O livro de Martim. O encontro virtual do Itaú Cultural promove a leitura compartilhada da obra, que traz olhares atentos e sensíveis sobre acontecimentos na infância do autor. Os textos escolhidos são uma espécie de manual do mundo, no qual o poeta faz recomendações ao filho pequeno. O evento é gratuito e, para se inscrever, os interessados devem clicar aqui.

Os textos escolhidos para análise são quatro: Introdução às árvores, Introdução aos espelhos e à poesia, Em defesa da ingestão de sementes e Você tem todas as palavras. A obra é imagética e cheia de nuances escritas a partir de uma perspectiva masculina, que surpreende pela delicadeza, ironia e beleza desse observador atento aos micros acontecimentos da infância.

Daniel Francoy é poeta e prosador. No Brasil, publicou os livros Identidade, com o qual ganhou o Prêmio Jabuti – poesia; A Invenção dos Subúrbios, finalista no Prêmio Jabuti – crônica; O Ganges Represado, O Velho Que Não Sente Frio e Outras Histórias e O Livro do Martim. Em Portugal, publicou Em Cidade Estranha e Calendário; e na Argentina publicou a plaquete Este jardin fue construido. Colaborou com diversas revistas literárias e participou de eventos como Vozes Versos, na Tapera Taperá, e Poetas de Dois Mundos, na Livraria Travessa. É um dos criadores do podcast Erramos.

Ana Laura Estaregui é poeta formada em Artes Visuais pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora dos livros Chá de Jasmim, ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Biblioteca Nacional, em 2017. Em 2018, ela recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria Poesia. Colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva e realiza oficinas livres de criação em escrita e arte. Ministra o curso Encruzilhadas: poesia e artes visuais – como pensar poéticas de procedimento? no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP).

Serviço

Roda de Leitura – um dedo de poesia: Daniel Francoy

Dia 29 de março, às 19h30

Duração: 60 minutos

Reserva de ingressos clicando aqui.

Classificação indicativa: livre

Atividade gratuita

[28/03/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Programação do Itaú Cultural vai abrir um chamamento para participantes das próximas edições
Valor investido pelo Itaú Cultural no projeto de fomento é de aproximadamente R$ 8,5 milhões
Atividade é voltada a interessados em desenvolver a própria voz e identidade na escrita; a oficina será realizada presencialmente em 21 e 22 de maio e em 4 e 5 de junho
Leia também
Programação do Itaú Cultural vai abrir um chamamento para participantes das próximas edições
Entre os destaques, estão espetáculo com o premiado escritor angolano Ondjaki e adaptação de um texto da escritora moçambicana Paulina Chiziane
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paraty, espaço dará especial atenção aos educadores da rede municipal de ensino e aos moradores do bairro Ilha das Cobras; inauguração é nesta quarta (22)