Oficinas e eventos gratuitos na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos
PublishNews, Redação, 21/03/2023
A partir desta terça-feira (21) ocorrem diferentes eventos na programação das instituições, como cursos, oficinas, clubes de leitura e até xadrez online

Na segunda quinzena de março, a programação de duas bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, traz novos cursos, oficinas, clubes de leitura e até xadrez online. Os eventos acontecem tanto de forma remota como presencial; todos são gratuitos.

Para celebrar o Dia Mundial da Poesia (21), o rapper, compositor e produtor cultural Renan Inquérito comanda duas oficinas presenciais, na quinta-feira, dia 23 de março. A primeira, Parada Poética: a força da palavra, acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - São Paulo / SP), das 10h30 às 12h30. A apresentação expõe um breve panorama da literatura marginal/periférica brasileira e seus principais autores.

A segunda, ABRAKBÇA: uma viagem pelo mundo mágico do hip-hop, será na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - São Paulo / SP), das 15h às 17h. A atividade convida o público a fazer um passeio divertido pelo universo lúdico do MC Mágico Encantador de Palavras, conectando a atitude do hip-hop à criatividade dos participantes. Não é necessário fazer inscrição.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos também oferece, no dia 29 de março, das 14h às 17h, a Oficina de Audiovisual – Introdução ao Caput no formato on-line. O objetivo é apresentar as principais funcionalidades do aplicativo de edição de vídeos mais utilizado do mercado. Entre os itens a serem apresentados estão importação, edição, efeitos e filtros, tratamento de imagem, legendagem, trilha sonora, entre outros. Tudo feito pelo celular. A aula virtual será comandada pelo comunicólogo e criador de conteúdo digital Diego Ponciano. Inscrições clicando aqui.

Além disso, a BSP oferece um clube on-line na próxima quinta-feira (23), das 15h às 17h, para analisar a obra Cidadã de segunda classe (Dublinense), de Buchi Emecheta. Já no encontro presencial, os participantes debatem, na sexta-feira (24), das 15h às 17h, o livro Mãos de cavalo (Companhia das Letras), de Daniel Galera.

Na BVL, os leitores do clube virtual vão conversar, na quinta-feira (30), das 15h às 17h, sobre o clássico de Gabriel García Márquez, Cem anos de solidão (Record). Na versão presencial, a obra escolhida é Apátridas (Companhia das Letras), de Alejandro Chacoff, com encontro na sexta-feira (31), das 15h às 17h.

As inscrições podem ser feitas para ambos os clubes clicando aqui.

Para os amantes de uma boa partida de xadrez, novas táticas e estratégias serão apresentadas na aula virtual ministrada pelo MN Douglas Jen, na próxima quarta-feira (22), das 17h às 18h, com o tema "O domínio central". Inscrições por aqui.

E, por fim, uma oficina presencial sobre a Língua Brasileira de Sinais. No encontro, os participantes farão um mergulho no mundo visual e expressivo da Libras, de forma lúdica e divertida. As atividades são dirigidas a pessoas surdas e ouvintes. Na BVL, será domingo (26), das 16h45 às 17h15, com Glauber Lethieri. Não é necessário fazer inscrição.

[21/03/2023 08:00:00]