
O levantamento feito com centenas de educadores parceiros da empresa em todo Brasil mostra que o tema “Inclusão” está entre os três assuntos mais urgentes para 2023 na pauta dos professores, com 64,7% das menções.
Os outros dois assuntos levantados foram “Práticas pedagógicas”, indicado por 89,5% dos respondentes; e “Questões Socioemocionais”, com foco nos professores e nos estudantes, com 77,3% e 75,5% das indicações, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro de 2022 e ouviu 335 respondentes, entre diretores (33,7%), coordenadores (51,3%), professores (10,1%) e outros profissionais da educação (4,8%). A ferramenta de escuta acessou todas as regiões do território nacional, sendo Norte (9,6%), Nordeste (24,8%), Centro-Oeste (11,3%), Sudeste (32,5%) e Sul (21,8%).
Guia para formação e apoio
A especialista Dianna Melo e Silva é uma das responsáveis pelo conteúdo do Guia para inclusão, uma espécie de manual desenvolvido para contribuir com a formação de professores, crianças e jovens. O manual fica disponível na iônica, ecossistema digital da editora.
O Guia traz ainda capítulos sobre as novas formas de tecnologia; a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, conceito oriundo da arquitetura que visa garantir acessibilidade e a democratização dos espaços; até sugestões de organização de materiais e práticas pedagógicas inclusivas. Dicas de aplicativos, vídeos e literatura também fazem parte do conteúdo.
“Contribuir com a formação de professores e com a reorganização das práticas pedagógicas é uma tarefa que nos emociona e nos satisfaz como profissionais colaboradores da cadeia produtiva do livro, seja ele impresso ou digital. Acreditamos que a disponibilização de formação e informações será útil para subsidiar novas práticas e minimizar ou eliminar barreiras de acesso ao currículo e à aprendizagem, considerando a natureza plural do desenvolvimento de ensino como direito de todos”, diz Cintia Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação, em nota.






