FTD Educação lança 'Guia da inclusão', manual voltado para educação inclusiva
PublishNews, Redação, 21/3/2023
Levantamento feito com educadores mostra que o tema "Inclusão” está entre os três assuntos mais urgentes para 2023

A FTD Educação acaba de lançar o Guia da inclusão, material disponível para 1,2 milhão de estudantes e 71 mil professores da rede pública e privada, em cerca de 5 mil escolas. Segundo a editora, o material é uma resposta a um desafio para os professores e educadores, a educação inclusiva, detectado em uma pesquisa feita pela empresa.

O levantamento feito com centenas de educadores parceiros da empresa em todo Brasil mostra que o tema “Inclusão” está entre os três assuntos mais urgentes para 2023 na pauta dos professores, com 64,7% das menções.

Os outros dois assuntos levantados foram “Práticas pedagógicas”, indicado por 89,5% dos respondentes; e “Questões Socioemocionais”, com foco nos professores e nos estudantes, com 77,3% e 75,5% das indicações, respectivamente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro de 2022 e ouviu 335 respondentes, entre diretores (33,7%), coordenadores (51,3%), professores (10,1%) e outros profissionais da educação (4,8%). A ferramenta de escuta acessou todas as regiões do território nacional, sendo Norte (9,6%), Nordeste (24,8%), Centro-Oeste (11,3%), Sudeste (32,5%) e Sul (21,8%).

Guia para formação e apoio

A especialista Dianna Melo e Silva é uma das responsáveis pelo conteúdo do Guia para inclusão, uma espécie de manual desenvolvido para contribuir com a formação de professores, crianças e jovens. O manual fica disponível na iônica, ecossistema digital da editora.

O Guia traz ainda capítulos sobre as novas formas de tecnologia; a adoção do Desenho Universal para Aprendizagem, conceito oriundo da arquitetura que visa garantir acessibilidade e a democratização dos espaços; até sugestões de organização de materiais e práticas pedagógicas inclusivas. Dicas de aplicativos, vídeos e literatura também fazem parte do conteúdo.

“Contribuir com a formação de professores e com a reorganização das práticas pedagógicas é uma tarefa que nos emociona e nos satisfaz como profissionais colaboradores da cadeia produtiva do livro, seja ele impresso ou digital. Acreditamos que a disponibilização de formação e informações será útil para subsidiar novas práticas e minimizar ou eliminar barreiras de acesso ao currículo e à aprendizagem, considerando a natureza plural do desenvolvimento de ensino como direito de todos”, diz Cintia Lapa, diretora adjunta educacional da FTD Educação, em nota.

[21/03/2023 10:55:38]