Festival Literário de Paracatu quer inserir a cidade mineira no circuito literário do país
PublishNews, Redação, 17/3/2023
Fliparacatu é presidido por Afonso Borges, responsável por diversos eventos como o Fliaraxá​, e tem como curador o escritor Tom Farias

Zeca Camargo e Tom Farias | © Fliparacatu
Zeca Camargo e Tom Farias | © Fliparacatu
A cidade mineira de Paracatu, a 500 km de Belo Horizonte e a 230 km de Brasília, vai receber o I Festival Literário de Paracatu (Fliparacatu), evento que promete inserir a cidade no cenário nacional de literatura e arte. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (17), às 19h, na Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua dos Ávila, s/n, Paracatu). O Festival está marcado para os dias 26 a 29 de agosto (quarta a domingo), no centro histórico da cidade.

O lançamento desta sexta contará com a presença do escritor e apresentador Zeca Camargo; do curador do evento, o escritor Tom Farias, e do presidente do Fliparacatu, Afonso Borges, responsável pelos já consolidados Festivais Literários de Araxá (Fliaraxá) e de Itabira (Flitabira).

O festival terá como tema “Arte, Literatura e Ancestralidade”, e como patrono o jornalista e escritor paracatuense Afonso Arinos. Dentre os destaques, está a exposição inédita Portinari Negro, que exibirá 42 telas, sob a curadoria do filho do pintor, João Cândido Portinari. “A programação visa valorizar a história de Paracatu e garantir visibilidade das riquezas culturais da cidade, além de agregar atividades complementares para despertar novos olhares no público”, explica o presidente e organizador do Festival, Afonso Borges, em nota.

Todas as atividades realizadas dentro da Fliparacatu serão gratuitas. Na programação estão lançamentos de livros, debates, oficinas e apresentações artísticas, inclusive com a presença de escritores e artistas locais, cujos nomes serão divulgados em breve.

Há também outras informações no site oficial do evento: www.fliparacatu.com.br.

A primeira edição do Fliparacatu conta com o patrocínio da Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu.

Lançamento Fliparacatu - I Festival Literário Internacional de Paracatu

Dia 17 de março, sexta, às 19h, na Fundação Municipal Casa de Cultura (Rua dos Ávila, s/n, Paracatu).

Entrada Gratuita

[17/03/2023 09:42:52]