
Segundo a editora, o novo livro "intercala versículos do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, com postagens no Twitter que mencionam Deus, coletadas aleatoriamente em um período determinado de tempo. Há diálogos e complementos curiosos entre os conteúdos, resultado obtido por meio aleatório. Complementam dois textos, um sobre a Bíblia – cuja impressão por meio da tipografia por Johannes Gutemberg ajudou a difundir o livro – e outro sobre a comunicação fragmentada das redes sociais, o Twitter em especial. Além dos textos, o livro traz reproduções de manuscritos da Bíblia, mostrando também as iluminuras (ilustrações da época)".
Como uma prévia das celebrações de dez anos de existência da Lote 42 – lembrados ainda neste mês –, a iniciativa é uma demonstração interessante do espírito renovado da editora pós-pandemia. "É uma continuação natural do que costumamos fazer", comenta o sócio e fundador da Lote 42, João Varella, ao PN. "Nosso espírito é o de empurrar cada vez mais os limites da publicação impressa, tentando fazer coisas mais e mais ousadas". Para ele, então, ter à disposição equipamento gráfico para impressão no ateliê da editora acaba por facilitar novas experiências e experimentações dentro desse ecossistema.
A curadoria dos livros é feita especificamente para a Livraria Gráfica, porque as obras têm características próprias, com pegada artesanal. Alguns foram escolhidos a partir de sugestões de autores, outros foram os próprios editores que propuseram aos escritores e artistas. Com as peculiaridades do projeto, o processo de edição, distribuição e impressão faz parte também do processo de criação das obras. "As plataformas de streaming, por exemplo, um sistema de distribuição, influenciam as criações das séries de TV e de música", compara João.
As tiragens serão adequadas às vendas dentro daquele determinado período, ou seja: se o livro vender 100 exemplares, serão impressos e montados 100 exemplares, e por aí vai. "Após esse período, tudo acaba", diz o site da Livraria. "Atenção: isso não invalida futuras edições. Mas aquela edição específica, impressa nas oficinas da LIVRARIA GRÁFICA, não será mais produzida". Deus Deus deve ficar à venda até o dia 31 de março de 2023 e custa R$70.
"A Livraria Gráfica acho que é uma prova de que ainda temos pilha", ri João, ao lembrar que na última newsletter do Página Cinco, do jornalista Rodrigo Casarin, ele se refere à Lote 42 como "veteranos".