Jornal Cândido estampa escritor paranaense Wilson Bueno na capa
PublishNews, Redação, 1º/03/2023
Com mais de 20 títulos publicados, o autor estimula releituras a partir de tópicos atuais como identidade de gênero, fronteiras latino-americanas e a questão indígena

O jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, ganhará uma edição comemorativa sobre o escritor paranaense Wilson Bueno (1949-2010). O autor tem uma trajetória literária e pessoal complexa, com mais de 20 livros publicados, estimulando releituras a partir de tópicos atuais como identidade de gênero, fronteiras latino-americanas e a questão indígena.

A obra Mar paraguayo, seu maior sucesso lançado há 30 anos, é o tema central da edição. “Mar Paraguayo trata, entre outros assuntos, de um indígena que vai se formando agora. Preocupado com sua ancestralidade, mas que se coloca diante de uma sociedade contemporânea. Hoje temos lideranças indígenas no Brasil, inclusive uma ministra. Há uma mudança de paradigma e o Bueno estava atento a isso”, afirma o pesquisador Adalberto Müller, entrevistado pelo repórter Hiago Rizzi.

Outros destaques do Cândido 135 são o conto de Taylane Cruz, o ensaio fotográfico de Patrícia Pölz, os poemas de Hilda Hilst, Rollo de Resende e Jericho Brown (traduzidos por Stephanie Borges) e a transcrição de uma mesa-redonda realizada durante a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi), em novembro do ano passado — “O Brasil de Desesperança” (com Tatiana Salem Levy, Lucas Lazzaretti e Christian Schwartz). A ilustração de capa é de Julien Guimarães.

Para ler o jornal no site do Cândido, clique aqui. É possível, também, fazer o download gratuito do periódico clicando aqui.

[01/03/2023 09:00:00]