
Em seu novo livro, Fatland retrata os limites fronteiriços russos entre 2015 e 2017, quando a obra foi originalmente publicada, e investiga a influência sobre seus países vizinhos, como Coreia do Norte, China, Mongólia, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Ucrânia e outros.
No prefácio à versão brasileira, a autora aponta as constantes mudanças desse território após as invasões cometidas pelo governo russo aos países vizinhos. “Este livro é um instantâneo de como era a fronteira russa em 2015-2017. Desde então, ela mudou, e mudará novamente. Nada é mais certo do que isso”, escreve a autora.
Segundo a editora, A Fronteira é um livro sobre a Rússia e a história russa, escrito sem que a autora tenha entrado no próprio país; "é um livro sobre o que significa ser vizinho desse império poderoso e em expansão ao longo da história. Erika Fatland narra histórias diversas, emocionantes, trágicas e muitas vezes inacreditáveis ligadas a esta condição geopolítica fundamental. Ao mesmo tempo, é uma descrição fascinante e vívida das culturas, povos, paisagens e indivíduos heróicos que a autora encontra ao longo da fronteira".
Erika Fatland conversa com Zeca Camargo e Arthur Mello
Livraria Megafauna – Av. Ipiranga, 200 - loja 53 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
1º de março de 2023, às 19h.