Sevani de Matos Oliveira é a nova presidente da Câmara Brasileira do Livro
PublishNews, Guilherme Sobota, 28/02/2023
Editora foi eleita em eleição de chapa única para o mandato que vai até 2025

Sevani Matos de Oliveira, a nova presidente da CBL | © Elisangela Borges/CBL
Sevani Matos de Oliveira, a nova presidente da CBL | © Elisangela Borges/CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) tem uma nova presidente para o período de 2023-2025: é Sevani de Matos Oliveira, diretora geral da VR Editora S.A.

A nova presidente tomou posse em cerimônia na sede da CBL, em São Paulo, no fim da tarde desta terça-feira (28). "É um dia muito alegre porque iniciamos uma nova jornada e tenho muitos agradecimentos", disse a presidente na cerimônia. "Todos aqui temos empresas que precisam dar lucro, mas trabalhamos por uma causa, que é o livro".

A chapa "O Livro nos Une" concorria como chapa única e teve 73 votos no total. Completam a chapa:

  • Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Diego Drumond / Faro Editorial Eireli
  • Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade: Luciano Monteiro / Editora Moderna / Grupo Santillana
  • Vice-Presidente de Operações: Hubert Alquéres / BCMD Participações S.A.

DIRETORES EDITORES

  • Daniel Pinsky / Editora Pinsky (Editora Contexto)
  • Carolina Riedel / Editora Pensamento Cultrix Ltda
  • Henrique Farinha / Editora Évora Eireli EPP

DIRETORES LIVREIROS

  • Marcus Teles / Leitura Distr. e Representações Ltda
  • Samuel Seibel / Livraria da Vila Ltda
  • Rute Pedri / Distrib. Curitiba de Papéis e Livros S/A

DIRETORES DISTRIBUIDORES E IMPORTADORES DE LIVROS

  • Vitor Tavares / Distribuidora & Livraria Loyola Ltda
  • Júlio César Cruz / Catavento Distribuidora de Livros Ltda
  • Paulo Vítor / Inovação Distribuidora Ltda

DIRETORES EMPRESAS DE VENDA DIRETA DE LIVROS

  • Karine Pansa / Girassol Brasil Edições Eireli
  • Erivan Gomes / Telos Editora Ltda
  • Patricia Amorin / Editora Vale das Letras Ltda

DIRETORES SUPLENTES

  • 1 - Mara Cortez / Cortez Editora e Livraria Ltda
  • 2 - Miriam Gabbai / Callis Editora Ltda
  • 3 – Iã Paulo Ribeiro / Edições SESC São Paulo
  • 4 - Alfredo Weiszflog / Editora Melhoramentos Ltda

"Faço 25 anos de carreira este ano, se contar meu trabalho no setor gráfico", comentou Sevani. "Assumo com grande responsabilidade. Estamos pegando um legado incrível, porque pandemia não foi fácil para ninguém, mas fizemos a Bienal das Bienais e tantas outras coisas. Eu acredito que seja um momento de união de todos que fazem parte do segmento", afirmou.

Formada em Comunicação Social, Sevani Matos possui MBA em Administração e Gestão de Negócios, além de especialização em Marketing Digital. E, há mais de 16 anos, atua como diretora-geral na VR Editora.

Estavam presentes no evento representantes e diretores de diversas entidades e empresas, como Karine Pansa (presidente da International Publishers Association (IPA) e ex-presidente da CBL), João Scortecci (Abigraf-SP), José Ângelo Xavier de Oliveira (Abrelivros), Renato Fleischener (representando a diretoria do SNEL), Luís Antônio Torelli (ex-presidente da CBL), Alfredo Weiszflog (Melhoramentos e ex-presidente da CBL), Marcos Guedes (CEO da Saraiva), entre outros.

"É um momento de continuidade, porque um time de sucesso nós precisamos manter os jogadores", afirma João Scortecci, presidente da Abigraf-SP. "O Vitor Tavares conseguiu não apenas equilibrar as contas mas também fazer a entidade crescer. Acredito que agora é dar continuidade ao bom trabalho. A gente já vem há muitos anos fazendo uma CBL melhor, mais aberta, mais democrática. A CBL está se tornando uma entidade de serviços, prestando serviços ao editor, e isso é muito bacana. Nós, da indústria gráfica, temos a obrigação de apoiar aquilo que é importante para nós".

Já o presidente da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), Ângelo Xavier, apontou ser fundamental existir uma união entre as associações, mesmo com as especificidades de cada uma. "A gente trabalhou conjuntamente contra a reforma tributária (em que o governo federal anterior queria tributar o livro), e foi muito positivo. Temos que continuar trabalhando conjuntamente, em prol do livro e do mercado", comentou.

Em nota, o presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, agradeceu o empenho e elogiou a dedicação do agora ex-presidente da CBL, Vitor Tavares. "Ao assumir, Vitor Tavares enfrentou com maestria grandes desafios, como o impacto causado no mercado editorial pelas recuperações judiciais das livrarias Cultura e Saraiva e as dificuldades econômicas e sociais impostas pela pandemia de COVID-19, como o adiamento da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Com grande experiência no mercado editorial – Vitor Tavares começou a atuar na área aos 17 anos –, o ex-presidente da CBL deixa um legado de êxitos, como a reformulação do prêmio Jabuti e um trabalho memorável em defesa do livro durante sua gestão", diz a nota do SNEL.

Na cerimônia, Tavares agradeceu especialmente aos funcionários da Câmara Brasileira do Livro. "Foram quatro anos de muito trabalho e muitos desafios, já estou sentindo saudades", comentou. "Temos um grupo que vou levar para os últimos dias da minha vida. Sempre encontramos caminhos para as soluções dos problemas que apareciam. Todos lutando pela causa do livro, pelo setor", disse. E ainda acrescentou: "Precisamos estar mais presentes em diferentes países do mundo, não devemos para ninguém, mas precisamos ser mais conhecidos".

Nova diretoria da CBL, a chapa
Nova diretoria da CBL, a chapa
[28/02/2023 18:00:00]