Publicidade
Publicidade
Inteligência artificial e o mercado editorial
PublishNews, Redação, 27/02/2023
Podcast do PublishNews reuniu depoimentos de especialistas do setor do livro para entender melhor as ferramentas e quais podem ser os impactos

E-books, audiolivros, direitos autorais e sustentabilidade no mercado editorial foram alguns dos assuntos que estiveram em pauta nos últimos anos no setor, mas agora é outro tema que tem ganhado destaque: a inteligência artificial e suas consequências para o mercado editorial.

Pensando em entender melhor como a ferramenta funciona, quais os pontos negativos e positivos, modos de usar e tirar outras possíveis dúvidas do setor do livro sobre o assunto, o Podcast do PublishNews conversou com algumas pessoas que entendem do tema e que podem ajudar a esclarecer duvidas e ajudar a formar opiniões.

Participam desse episódio: Camila Cabete, head de conteúdo da Árvore; Julio Silveira, diretor na Motor Editorial; João Varella, editor e fundador da Lote 42 e Banca Tatuí; o advogado Hugo Machado Segundo, senior partner na Machado Sociedade de Advogados e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará; Bruno Mendes, sócio do PublishNews, #coisadelivreiro e Saudade, e diretor comercial e de marketing da Ediouro; Luara França, Publisher da Aleph; Mariana Rolier, Publishing Manager da Storytel e sócia da Gancho Curadoria; e Moacir Calarga, editor na Opera Editorial.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Programa reproduz a conversa do primeiro encontro da iniciativa idealizada por Eliete Cotrim, gerente comercial da Editora 34, e Mônica Carvalho, fundadora da Livraria da Tarde
O episódio da semana recebe Jorge Sallum, Antonio Hermida e Bruno Mendes para discutir oportunidades com programas de código aberto
Episódio recebe Suzana Vargas e Natasha Barzaghi Geenen para falar sobre os impactos das iniciativas na promoção dos livros e da cultura
Conversa entre dois jornalistas e editores lotou a Casa PN durante a Flip; é o terceiro ano do formato sem mediador na programação
Mesa na Casa PublishNews reuniu os atores Gustavo Falcão e Maria Manoella com o músico e produtor Roberto Bürgel, numa conversa sobre a produção e narração de audiolivros, com a mediação de Vivian Vergal
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Talvez uma das perguntas mais importantes que a Bienal nos permita fazer seja justamente esta: como transformar um pico de mobilização em algo permanente?
Espaço publieditorial do PublishNews destaca guia para entender o ciclismo em alto nível
Programa reproduz a conversa do primeiro encontro da iniciativa idealizada por Eliete Cotrim, gerente comercial da Editora 34, e Mônica Carvalho, fundadora da Livraria da Tarde
O episódio da semana recebe Jorge Sallum, Antonio Hermida e Bruno Mendes para discutir oportunidades com programas de código aberto
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Leitor e autor fazem juntos o livro.
Paul Auster
Escritor norte-americano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar