Festival Literário Rastros do Verão chega à quarta edição com homenagem a João Gilberto Noll
PublishNews, Redação, 23/02/2023
Evento ocorre em Porto Alegre entre 25 de fevereiro, o próximo sábado, e 30 de março, em diversas livrarias e espaços culturais da cidade

A quarta edição do Festival Literário Rastros do Verão ocorre em Porto Alegre entre 25 de fevereiro, o próximo sábado, e 30 de março, em diversas livrarias e espaços culturais da cidade. Evento idealizado para homenagear a memória e o legado literário de João Gilberto Noll e comentar e ler a produção literária local mais recente, o festival ocorre em cinco livrarias da cidade, na Casa de Cultura Mario Quintana e no espaço Olho Mágico, com a presença de cerca de 60 autores e autoras.

No dia de abertura, na livraria Paralelo 30, o festival conta com a participação do escritor Altair Martins e da professora e pesquisadora Rejane Pivetta, que irão comentar as principais temáticas da obra do escritor homenageado; no mesmo dia e local ocorre um bate-papo com a escritora Clara Corleone sobre sua mais recente publicação, o romance Predadores (L&PM).

Em dois outros momentos o festival oferece atividades dedicadas à literatura de João Gilberto Noll, incluindo uma oficina de introdução à obra do autor. Na última década, a obra de João Gilberto Noll vem sendo traduzida e editada em diversos países, como EUA, França, Argentina, Espanha e Israel, onde foram publicados, entre outras, as traduções de Lorde, Harmada, Hotel Atlântico e O quieto animal da esquina.

Para o pesquisador e escritor Edson Migracielo, “desde a publicação de O cego e a dançarina, em 1980, até sua morte em 2017, João Gilberto Noll plasmou uma obra que inscreveu seu nome de forma inapagável na literatura brasileira. Mas sua excelência narrativa não é um ponto pacífico.”

Oficina gratuita

Migracielo, que organizou a publicação de Educação natural, textos póstumos e inéditos (Record, 2022), livro póstumo de Noll, ministra a oficina experimental “Introdução à escrita de João Gilberto Noll” nos dias 22, 23 e 28 de março às 18h30, na CCMQ. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail rastrosdoverao.festival@gmail.com.

A programação tem entrada franca e ocorre nas livrarias Baleia, Cirkula, Ladeira, Paralelo 30 e Taverna, na CCMQ, e no Espaço Olho Mágico.

Confira a programação completa no site do festival.

[23/02/2023 09:50:00]