
Criada em 2013, a Mostra “Descontorno Cultural” selecionará, em 2023, 68 propostas artísticas nos segmentos de Música, Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual, Promoção da Leitura e Escrita, e Culturas Populares e Tradicionais. A mostra acontecerá nos dias 15 e 16 de abril (sábado e domingo), no entorno e dentro dos 17 equipamentos culturais administrados pela Prefeitura de Belo Horizonte.
As propostas serão analisadas por categoria, a partir de uma Comissão Paritária de Programação, composta por membros do poder público da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e representantes da sociedade civil por meio da Associação Cultural e Artística Ouro Negro. Cada proposta receberá, para sua execução, o valor de R$ 1.500,00 e deverá ter duração mínima de 20 a 30 minutos, a depender da categoria, conforme o Edital.
Na categoria de Promoção da Leitura e Escrita, podem ser inscritas leituras dramáticas, saraus, slams (batalhas de poesia), narração/contação de histórias e, ainda, oficinas voltadas para o Livro, a Leitura e a Literatura.
De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação. “A utilização do Mapa Cultural como ferramenta no processo de inscrições garante transparência a todo o processo de seleção e vai permitir a ampliação da sistematização dos dados, que estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura”, ressalta a Secretária.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, esclarece que, muitas vezes, a comunidade que abriga um Centro Cultural desconhece o ofício de artistas que atuam na região. “A cada edição, o intuito é fortalecer e visibilizar ainda mais o trabalho desses agentes de forma que passem a protagonistas culturais em seus territórios”, destaca Luciana Féres.
Para a Diretora de Promoção dos Direitos Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, a ampliação da sistematização dos dados integrados traz grandes benefícios a todo o processo em termos de caracterização da realidade cultural da cidade. “É extremamente importante destacar esse processo, pois entendemos ser uma forma de estreitar ainda mais os laços entre artistas e o poder público”, comemora a diretora.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, para todas as modalidades. Não serão consideradas propostas de cunho político-partidário, de apologia ao crime ou que promovam ou incitem o preconceito de origem, raça, etnia, cor, gênero, identidade sexual e geracional, ou qualquer outra forma de discriminação. Os interessados devem agendar atendimento por telefone. Os agendamentos serão feitos de acordo com a disponibilidade de cada equipe. As equipes nos Centros Culturais Municipais estão preparadas para contribuir com este processo, conforme os termos do edital.
SERVIÇO
Prefeitura de Belo Horizonte e a OSC Ouro Negro selecionam propostas para o 7º Descontorno Cultural
Inscrições gratuitas até quinta-feira (16)
Pelo mapa cultural, clicando aqui.
Ou presencial sob agendamento (em caso de dúvidas)
Mais informações no site da prefeitura.