Estação das Letras lança programas de formação para escritores e mediadores de leitura
PublishNews, Redação, 13/02/2023
Instituto modifica seu modelo de atuação e inaugura as formações em aula aberta com Assis Brasil no dia 1º/03; ele falará sobre como funciona na prática os Universos da Criação e da Leitura

O Instituto Estação das Letras inicia em março dois novos cursos focados na formação de escritores e mediadores de leitura. Com 28 anos de atuação, o Instituto criou os cursos com o objetivo de continuar o incentivo à produção da escrita e no despertar do interesse do público leitor. As inscrições terminam no dia 3 de março.

Segundo a fundadora e diretora da Estação das Letras, Suzana Vargas, essas formações literárias "foram pensadas para dar organicidade ao que até então vinha sendo feito por meio de cursos livres. O objetivo é aumentar o alcance a toda a comunidade de pessoas interessadas em literatura, por meio de aulas 100% ao vivo e on-line. Mas, além dos escritores, educadores ou agentes culturais, que desejam compreender melhor esse universo, terão como ferramenta a Formação Literária para Mediadores de Leitura", explica, em nota.

A Formação Literária para Escritores foi concebida para atender a demanda daqueles que desejam ingressar na carreira literária e necessitam se exercitar nas práticas textuais, além de compreender melhor o universo dos livros. Serão 160 horas de cursos e oficinas, distribuídas ao longo de dez meses, no período entre março e dezembro, nos seguintes formatos: cursos obrigatórios, práticas textuais e cursos eletivos.

Os alunos ainda têm a opção de escolher o curso, contanto que seja cumprida uma carga horária mínima de 24 horas.

O programa de Formação literária para mediadores de leitura também inclui 160 horas de cinco cursos obrigatórios e eletivos, no período entre março e dezembro, buscando um entendimento amplo do livro, da leitura e da literatura, abrangendo aspectos históricos, técnicos e socioeconômicos.

Assis Brasil | © Divulgação
Assis Brasil | © Divulgação
Para falar sobre os universos da criação e da leitura e sobre a importância da formação literária para escritores e mediadores de leitura, o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil inaugura o semestre das Formações em uma aula aberta e gratuita, dia 1º de março, às 18h.

As vagas são limitadas e podem ser feitas pelo iel@estacaodasletras.com.br e (21) 99127-4088 (WhatsApp).

Entre o professores, estão: Antonio Carlos Secchin, Eucanaã Ferraz, Marcos Pasche, Carlinda Pate Nuñez, Luís Henrique Pellanda, Valesca de Assis, Arthur Telló, Marcia Cristina Silva, Ninfa Parreiras, José Castello e Luis Roberto Amábile.

[13/02/2023 10:00:00]