
Entretanto, vários usuários denunciaram as ações da Cultura nos últimos anos. Além dos inúmeros processos trabalhistas, com falta de pagamento e denúncias de tratamentos abusivos no local de trabalho, há também um questionamento de como será o futuro das editoras que fizeram negócios com a livraria.
Além dessas reações, vários comentários no post do PublishNews no Instagram deram tom à tristeza dos leitores. As lembranças dos bons momentos e memórias foi o que prevaleceu na fala dos usuários, mas os comentários de livreiros e profissionais do mercado também não podem ser excluídos. Grande parte dos trabalhadores continuam sem notícias de seus direitos e, para as editoras, resta esperar como as decisões judiciais vão impactar em seus planos.
O PublishNews reuniu alguns posts de usuários:
A Livraria Cultura teve a falência decretada pela Justiça de São Paulo. Mais uma referência que vai embora. Muito triste.
— Mario Sabino (@mariosabinof) February 10, 2023
Sentença judicial acabou de decretar a FALÊNCIA DA LIVRARIA CULTURA!
Eu não acreditava na recuperação, mas essa notícia não deixa de dar aquela dor no peito
— Raphael Fraemam (@raphaelfraemam) February 9, 2023
A icônica escadaria da livraria cultura, vai deixar saudades, já passei horas agradáveis nesse lugar, desligava da correria em meio aos livros pic.twitter.com/T4LMn0Sbnz
— ariano bonzinho (@Kaco_Moura) February 10, 2023
Só sente dó da Livraria Cultura quem não ficou sem receber.
— Guilherme Kroll (@DataKroll) February 10, 2023
Acompanhei o processo de RJ da Cultura e o da Saraiva praticamente desde o começo. A Cultura desde o início foi desidiosa com a condução do processo: relatórios entregues fora do prazo, documentos fora das especificações. Já tem mais de ano que a gente esperava a falência, aliás
— Adrina (@adrinapl) February 10, 2023
Quais são as lembranças (boas ou más) que vocês têm da Livraria Cultura? pic.twitter.com/b2udZ4r4YK
— Rodrigo Casarin (@rodcasarin) February 10, 2023